Prefeita de Paris quer excluir atletas de Rússia e Belarus dos Jogos Olímpicos

Anne Hidalgo sugeriu que os atletas russos poderiam participar dos jogos como parte de uma equipe de refugiados.

Recentemente, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse que é impensável permitir que atletas da Rússia e de Belarus participem das Olimpíadas de 2024 na capital francesa. A gestora ainda acrescentou que fará tudo o que puder para evitar a participação de ambos os países. Entenda mais sobre o assunto ao longo da matéria.

Jogos Olímpicos de Paris

A Ucrânia tem liderado um apelo para banir atletas russos e bielorrussos da competição, depois que o Comitê Olímpico Internacional (COI) disse em janeiro que está aberto a incluí-los como neutros.

A cidade de Paris foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em setembro de 2017, durante uma reunião do COI em Lima, Peru.

Os Jogos de Paris serão os primeiros Jogos Olímpicos de Verão realizados na Europa desde os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

“Não consigo imaginar que eles (COI) tomem essa decisão. Não consigo imaginar por um segundo que o COI queira deixar tal legado. Então, farei tudo o que puder para garantir que isso não aconteça”, disse a prefeita ao jornal esportivo francês L’Equipe.

Atletas da Rússia e de Belarus banidos

Estima-se que o evento receba a participação de mais de 10.000 atletas de todo o mundo, que competirão em 33 esportes diferentes. Atletas da Rússia e de Belarus foram banidos de diversas competições internacionais desde a invasão russa à Ucrânia.

Hidalgo sugeriu que os atletas russos poderiam participar dos Jogos como parte de uma equipe de refugiados, opondo-se à participação de atletas russos como neutros.

“Devemos agir agora. O fato de o COI ter escolhido Paris para a celebração destas Olimpíadas é um sinal muito forte porque é a capital dos direitos humanos”, acrescentou ela, sem mencionar a ideia da equipe de refugiados.

As Olimpíadas ocorrerão de 26 de julho a 11 de agosto do ano que vem. Os organizadores disseram repetidamente que acatarão qualquer decisão do COI sobre a participação de atletas russos e bielorrussos.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 terão algumas novidades em relação às edições anteriores, como a inclusão de quatro novos esportes: skate, escalada, surfe e breakdance, que serão apresentados pela primeira vez.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.