Joinville (SC) realiza 6º Seminário de Educação Especial

Evento, que termina hoje (13), tem como tema principal “Desafios atuais da Educação Inclusiva’

Voltado a profissionais dos setores de educação e saúde, mas também aberto a estudantes e à comunidade, em geral, teve início ontem (12) e termina nessa quinta-feira (13) o 6º Seminário de Educação Especial, promovido pela Secretaria de Educação de Joinville (SC), no Centro de Convenções da Univille.

Na edição deste ano, o evento tem como tema principal “Desafios atuais da Educação Inclusiva: conhecimento, equidade, sensibilidade e qualidade no ambiente escolar”, com a participação de profissionais da rede municipal de ensino, de escolas com turmas bilíngues, além de representantes de outros municípios.

O desafio de garantir, a todos os alunos com deficiência, a oportunidade de atingir o máximo de seu potencial é ressaltada pelo secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari: “Como educadores, precisamos ter olhares sensíveis para os alunos para que, a partir do nosso trabalho, consigamos atender e potencializar a aprendizagem de cada um desses estudantes”.

Durante a abertura do evento, nesta quarta-feira (12), além da interpretação do Hino Nacional por um estudante da rede estadual de Ensino, houve a exibição de um espetáculo de dança, por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), aplaudidos de pé pelo público presente.

Logo após, a psicóloga Ana Carolina Wolf Motta proferiu a primeira palestra do evento, que associa o autismo à educação, na perspectiva da neurodiversidade. Além dessa, nos dois dias de duração do seminário, serão ministradas outras seis palestras. Um dos destaques é a participação do José Raimundo Facion – profissional considerado uma referência em pesquisa e estudo sobre o autismo – que tratará do tema “Inclusão escolar e suas implicações”, palestra a ser realizada às 16h de hoje (13).

Segundo o site Wikipedia, neurodiversidade é um termo que se refere às variações naturais no cérebro humano de cada indivíduo em relação à sociabilidade, aprendizagem, atenção, humor e outras funções cognitivas.

Educação inclusiva – Iniciativa para formação de educadores, em uma perspectiva inclusiva, com intercâmbio de experiências (integrando as secretárias de Educação do município e do estado), a 21ª Gerência Regional de Educação (GRE) do Piauí, realizou, na última segunda-feira (10), mais uma ação para o fortalecimento do trabalho de suas equipes com a pauta “Educação Especial Inclusiva”, na capital, Teresina.

A ação teve como público-alvo os profissionais das salas de recursos, profissionais de apoio, representantes de professores, coordenadores e diretores das escolas, além da participação da equipe multiprofissional, técnicos de ensino e de gestão da GRE, bem como alguns convidados representantes do conselho tutelar.

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