Um impacto milionário: satélite da SpaceX aterrissa na Terra de forma indesejada
Você que gosta de assuntos astronômicos, veja o caso que aconteceu com o satélite Starlink.
Assuntos astronômicos estão cada dia mais sendo vistos. Recentemente, uma das versões mini dos satélites da rede Starlink caiu do espaço. Astrofísicos disseram que ele foi lançado há mais de um mês e, na última segunda-feira, 03, saiu de órbita e entrou na atmosfera da Terra.
Acidentes astronômicos podem acontecer mesmo com toda a tecnologia
Esse acontecimento surpreendeu diversos profissionais da área. O satélite foi identificado como o número 30062 e pertence à nova geração de dispositivos da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.
De acordo com o astrofísico da Universidade Harvard-Smithsonian, Jonathan McDowell, o satélite retornou à atmosfera terrestre. Esse evento ocorreu na costa da Califórnia, nos Estados Unidos.
Afinal, o que aconteceu durante o acidente?
De acordo com pesquisas, a estrutura do satélite provavelmente queimou durante a queda, e dessa forma, não houve nenhum tipo de destruição na superfície do planeta. No entanto, ocorreram prejuízos para a empresa de Musk.
Conforme mencionado pelo perfil da Starlink Insider, uma conta não oficial da empresa, o verdadeiro objetivo era alcançar as órbitas operacionais designadas após os três Starlink V2 Minis elevarem suas altitudes, enquanto um deles passava por uma manobra controlada de saída.
Qual foi o posicionamento de Musk frente a este cenário?
De acordo com Musk, em sua declaração no Twitter, os dispositivos de sua empresa estavam enfrentando alguns problemas, e por isso haveria grandes possibilidades de que alguns satélites fossem retirados, enquanto outros permaneceriam no espaço para mais testes.
Outros problemas semelhantes já ocorreram envolvendo a empresa de Elon Musk, acarretando prejuízos milionários. No entanto, a queda de um dos atuais satélites durante uma manobra pode indicar problemas operacionais.
Outros prejuízos foram identificados
Em fevereiro de 2022, a empresa perdeu, de uma só vez, 40 satélites após a passagem de uma tempestade geomagnética. Na época, o prejuízo foi estimado em US$ 20 milhões.
Um comunicado divulgado informou que o aumento das baixas altitudes impediu que os satélites saíssem do modo de segurança para iniciar as manobras de elevação da órbita.
Comentários estão fechados.