Casa na comunidade de Belo Horizonte concorre ao prêmio mundial de arquitetura
Habitação indicada ao prêmio de “casa do ano” fica na capital mineira.
Uma das principais casas do mundo se encontra em uma das maiores favelas de Belo Horizonte, no Aglomerado da Serra. A residência indicada ao prêmio de “casa do ano”, do ArchDaily, uma das principais premiações arquitetônicas do mundo, é do artista Kdu dos Anjos. A seguir, saiba mais sobre a casa em comunidade indicada ao prêmio mundial de arquitetura.
A casa em comunidade indicada ao ArchDaily
Nomeada como “Casa no Pomar do Cafezal”, a residência é fruto de uma parceria do rapper Kdu dos Anjos e do arquiteto Fernando Maculan, fundadores do “Coletivo Levante”.
O “Coletivo Levante” reúne arquitetos, profissionais de engenharia, designers e paisagistas com o objetivo de incentivar a arquitetura na comunidade.
A casa indicada ao prêmio mundial de arquitetura foi a segunda construção feita pelo “Centro Cultural Lá da Favelinha”. De acordo com o rapper Kdu dos Anjos, a instituição promove o empreendedorismo de forma criativa e comunitária, além de gerar renda para mais de 80 pessoas.
A instituição comunitária promove a educação e a cultura para os moradores da comunidade no Aglomerado da Serra, em especial para crianças e jovens.
O Centro Cultural construído pelo Coletivo Levante foi um dos ganhadores do 8⁰ Prêmio de Arquitetura do Instituto Tomie Ohtake e conquistou o Prêmio Nacional de Arquitetura do Instituto de Arquitetos do Brasil.
Como foi feita a construção da “Casa no Pomar do Cafezal”?
Em uma entrevista que Kdu deu para a CNN, ele contou que o projeto da casa iniciou-se com a chegada do arquiteto Fernando Maculan, lá no Centro Cultural Lá Da Favelinha, em 2017. Mas a obra em si só começou em 2018 e foi finalizada somente em dezembro de 2020.
A construção de 66 metros quadrados teve a colaboração do Coletivo Levante que desenvolveu todo o projeto arquitetônico da casa.
Em 2021, Kdu dos Anjos chamou o fotógrafo Leonardo Finotti para fazer fotos da casa. O fotógrafo montou as fotos em um editorial e as mandou para diversas partes do mundo, incluindo o ArchDaily.
O resultado foi incrível, as publicações das fotos ficaram entre as dez mais curtidas de 2022 no ArchDaily, além de ser incluída entre as 50 principais casas do ano.
Kdu dos Anjos fala sobre a casa e as indicações dela a prêmios mundialmente famosos de arquitetura: “Falta água, gente. Falta luz, sim. Tem violência e preconceito. Mas é um alívio uma notícia que mostra um outro lado, o lado da beleza e criatividade. O lado da força, dos sonhos. E isso não tem preço”.
O rapper ainda disse que não moraria em nenhum outro lugar, mesmo que ele viajasse o mundo todo e com diversas possibilidades ao seu alcance.
“Posso morar temporadas em qualquer lugar do mundo, mas aqui é onde pretendo morar mesmo. Gosto muito de morar no Aglomerado porque aqui a gente cuida [uns dos outros]. Eu nunca tranquei meu portão. As pessoas se cuidam e se conhecem” afirmou Kdu.
Comentários estão fechados.