Preocupante: A grande fenda que pode dividir a África em dois continentes

Como você se sentiria se visse sua casa sendo dividida ao meio? No mínimo ficaria aterrorizado (a), não é mesmo? Pois foi exatamente o que aconteceu com alguns povos africanos.

Os desastres naturais, como o próprio nome já diz, são fenômenos que fazem parte da natureza. Entretanto, ainda que existam tecnologias para prevê-los, alguns eventos podem ser muito perigosos e atingir a população gravemente. Foi o que aconteceu na África recentemente com o aparecimento da grande fenda. Saiba mais detalhes abaixo.

Leia mais: Explosões solares atingem a Terra e gera “apagão de rádio” na Europa e África

Como surgiu a grande fenda da África?

Com 30 milhões de km² e ocupando 20,3% da área total da Terra, a África recentemente foi o berço da descoberta do novo fenômeno natural. Confira:

Localização da grande fenda?

A rachadura, recentemente encontrada, faz parte do Grande Vale do Rift no Quênia, a leste da África. Segundo a National Geographic, nesta região estão localizadas placas tectônicas.

O fenômeno natural

O jornal local Daily Nation disse que a grande fissura é consequência de intensos movimentos das placas tectônicas no interior da Terra. Em pontos críticos, foram registradas fendas de 15 metros de profundidade e mais de 20 metros de largura.

As vítimas

As famílias que moram perto da fissura precisaram deixar as suas casas. Uma idosa de 72 anos, estava jantando no dia em que a terra começou a se dividir sob seus pés, por isso, para ela, permanecer no lugar é como esperar a morte.

O medo se alastra

Depois de semanas de chuva, inundações e tremores, outras rachaduras apareceram na estrada principal da cidade de Mai Matou. Um casal teve que pedir ajuda aos vizinhos quando a casa ficou instável e precisou ser demolida.

Histórico da fenda

O geólogo David Adele disse que a fenda tem histórico de atividade tectônica e que, anteriormente, ela foi preenchida por cinzas vulcânicas. Mas as fortes chuvas agravaram a situação, expondo as rachaduras.

Zonas de fraqueza

Os deslocamentos das massas de Terra acontecem porque a camada acima do núcleo é dividida por placas que deslizam sobre o manto. Desta forma surgem as zonas de fraqueza, fissuras preenchidas, geralmente, por cinzas vulcânicas.

Solução temporária

As rachaduras que afetaram as estradas foram preenchidas com uma mistura de pedras e concreto e já podem ser usadas com vias novamente. Nenhuma outra solução foi dada para as fissuras que atingiram as casas das vítimas.

As projeções

Pesquisadores observaram que a falha dividirá a África em dois continentes daqui a dezenas de milhões de anos. A separação das placas tectônicas será o estágio inicial da ruptura continental que formará um novo oceano.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.