Prepare-se para mais um espetáculo no céu! Neste sábado (28), ocorrerá um eclipse lunar parcial; saiba como acompanhar

O eclipse contabiliza mais um evento astronômico para o mês de outubro, fechando a temporada de espetáculos no céu, pelo menos por hora. Veja!

Um novo eclipse, dessa vez lunar, vai acontecer nesse sábado (28). Este evento é o segundo do mês, após a ocorrência de um eclipse solar durante o início de outubro, que chamou a atenção de pessoas do mundo inteiro.

O fenômeno astronômico deve ser o último a ocorrer em 2023, finalizando a “temporada” de eclipses e demais eventos astronômicos por enquanto. Essa é mais uma ótima oportunidade de aproveitar um espetáculo celestial majestoso.

O eclipse lunar parcial ficará visível para diversas regiões do planeta. Porém, nem todas as partes do mundo poderão acompanhar o eclipse em sua plenitude. As regiões que contarão com a visão mais privilegiada do evento são: África, Antártica, Ártico, Ásia, Austrália, Europa e o leste das Américas.

Mais detalhes sobre o eclipse lunar parcial

O evento é chamado assim, pois, nessa ocasião, Sol, Lua e Terra não estarão completamente alinhados no céu. Dessa forma, apresentarão apenas parcialmente os efeitos causados pela sombra da Terra sobre a superfície da Lua.

O eclipse lunar parcial terá seu início a partir das 15h e deve ter duração total de 4 horas e 25 minutos. O ponto cronológico onde ele será mais visível e terá seu ápice começará a partir das 17h14, onde a umbra da Terra deve cobrir a maior parte da Lua.

O evento astronômico deve entrar em seu segundo estado penumbral às 18h52 e o final dos acontecimentos está previsto para às 19h26.

Melhores regiões para admirar o evento

(Imagem: In the Sky/Reprodução)

O In the Sky divulgou uma imagem detalhada sobre os melhores pontos de observação (veja acima). Através dela, podemos notar acima quais regiões terão melhor visão do evento astronômico.

Prepare-se para acompanhar o eclipse lunar e aproveite para registrar imagens que ficarão de recordação!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.