Pressão alta: 4 suplementos que hipertensos devem evitar a todo custo
As pessoas que têm pressão alta devem fazer algumas adaptações em sua rotina para controlar essa condição. Nesse texto uma nutricionista dá orientações para hipertensos. Leia mais!
De acordo com informações do Hospital Israelita Albert Einstein, a pressão alta (ou hipertensão) é uma doença muito comum no Brasil. Essa condição é caracterizada pelo aumento da pressão arterial – normalmente quando ultrapassa 18/12.
Geralmente, a pressão alta não dá sinais em seus estágios iniciais. Por isso, geralmente é diagnosticada tardiamente. Daí vem a importância de exames periódicos com seu cardiologista de confiança para acompanhar como bate o seu coraçãozinho.
Caso você tenha sido diagnosticado com essa condição, não se preocupe. Fazendo algumas adaptações em sua rotina e sem seu estilo de vida (e, se necessário, tomar as medicações corretamente), você não terá problema algum.
Entre as mudanças necessárias, está parar de beber álcool, de fumar, fazer exercícios físicos regulares (com orientação profissional) e manter uma dieta nutritiva balanceada.
Nesse balaio, estão alguns suplementos alimentares que você deve evitar a todo custo, orienta a nutricionista Barbie Cervoni, em artigo publicado no site Eating Well.
4 suplementos que pessoas com pressão alta devem evitar a todo custo
De acordo com Barbie Cervoni, alguns suplementos podem interferir no uso dos medicamentos para tratar pressão alta. Além disso, podem desregular tudo o que você está fazendo durante o tratamento.
Se você tem hipertensão, continue a leitura e saiba quais suplementos evitar para continuar com a saúde equilibrada. Se você não tem a doença, informe-se aqui para compartilhar com pessoas que você conhece que portem essa condição.
Raiz ou Doce de Alcaçuz
Segundo a nutricionista, o alcaçuz tem sido usado como um remédio natural para sintomas gastrointestinais, e há pesquisas que tentam correlacioná-lo com o tratamento de algumas doenças.
Porém, o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa dos EUA pontuou que a ingestão desse alimento em longo prazo pode causar justamente o efeito contrário, o aumento da pressão arterial, além de uma diminuição dos níveis de potássio do corpo.
Ademais, há a possibilidade de que o alcaçuz possa interferir na ação de alguns medicamentos usados para controlar a hipertensão.
Potássio
Falando em potássio, se você tem pressão alta, deve estar atento aos suplementos que tem esse mineral. Ele ajuda a manter o equilíbrio de fluidos do corpo e permite a saída do sódio do organismo. Esse movimento promove a redução da pressão arterial.
Porém, hipertensos devem ser cautelosos porque suplementos de potássio podem interferir no funcionamento de alguns medicamentos, como os inibidores de enzima de conversão de angiotensina – tais como: Captopril, Enalapril, Lisinopril, Benazepril, Fosinopril, Cilazapril, Ramipril, Quinapril, Perindopril, Trandolapril, Delapril e outros.
Ginseng
Ginseng é um poderoso estimulante. Só por isso, já deve ser evitado por quem tem pressão alta. Ele é um pouco controverso, já que doses muito altas da substância podem ajudar a reduzir a pressão arterial de indivíduos saudáveis, porém doses baixas podem aumentá-la. Curioso, não?
Há ainda algumas pesquisas que mostram que o ginseng tem um efeito neutro na pressão arterial. Percebe como é controverso?
Mas uma coisa é certa: a substância pode, de fato, interferir na ação de anticoagulantes. Então, faça um bom uso dela!
Guaraná ou suplementos com cafeína
Por fim, não poderíamos deixar de falar do guaraná e dos alimentos ricos em cafeína. Eles são estimulantes poderosos – geralmente muito usados como pré-treino para quem pratica exercícios físicos.
Isso não significa que quem é hipertenso deva parar totalmente de beber seu cafezinho do dia, mas com o guaraná a situação é diferente.
A ciência estima que um grão de guaraná tenha quatro vezes mais cafeína que um grão de café. E sabe-se que essa substância pode elevar bastante a pressão arterial – sobretudo daqueles que não estão acostumados com ela.
Comentários estão fechados.