Previsão do clima para janeiro de 2023 garante o sol típico de um verão brasileiro?
A MetSul Meteorologia fez uma breve análise sobre a previsão climática para o mês de janeiro no Brasil. O que podemos esperar?
De acordo com a climatologia, dos três meses da estação, o mês de janeiro é o mais quente de todo o ano para algumas áreas do Brasil. O verão chegou em dezembro, e há quem ainda não tenha contemplado um sol digno da estação. Então, qual é a previsão do clima para o restinho de janeiro? Continuaremos com muita chuva ou o sol virá? Continue a leitura e descubra.
Previsão do clima para janeiro de 2023
A previsão para janeiro de 2023 é clara: os dias de chuva não são uma regra, pois o Sul do Brasil não costuma apresentá-los durante o mês de janeiro, exceto ao Leste de Santa Catarina, no Paraná. Às vezes, acontecem no Nordeste gaúcho, que fica sob influência da Zona de Convergência localizada no Atlântico Sul.
De 1991-2020, a mínima na média histórica do estado de São Paulo foi de 19,4°C, de modo que foi a segunda mínima mais alta, pois a primeira é de 19,6°C, ocorrida do mês de fevereiro. Em contrapartida, a média máxima foi estimada em 29,0°C, e em segundo lugar a temperatura foi de 28,6°C.
Porto Alegre apresenta as maiores médias de temperatura de todo o ano no mês de janeiro, sendo 20,7°C no mês de fevereiro e 19,4°C em dezembro. A maior média acontece na capital no mês de janeiro, com 31,0°C, a mais alta de todos os meses do ano.
O segundo mês da estação está sob forte influência do La Niña, o fenômeno que resfria as águas do Pacífico e o responsável pelo impacto no clima durante os últimos meses. O início do verão tem sido diferente, conforme os próprios brasileiros indicam. O pico chegou ao Brasil em outubro, mas este é o terceiro início de verão influenciado pelo fenômeno.
O La Niña será neutralizado e não deverá ocorrer até o fim do verão, mas o mês de janeiro ainda estará sob fortes influências do evento.
O mês de janeiro começará sob chuvas irregulares, conforme indicou o MetSul. A maior parte dessas chuvas será no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil. Áreas poderão ser afetadas por deslizamentos de terra e inundações, sendo o maior risco apresentado em São Paulo e Minas Gerais. Temporais isolados estão previstos para Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Comentários estão fechados.