Primeira fazenda com tecnologia 5G é lançada no Brasil
O evento 5G no Agro contou com a entrega de computadores para pessoas de algumas cidades do Piauí.
A cerimônia de lançamento da primeira fazenda 5G do Brasil ocorreu na tarde do dia 30 de março. O evento, chamado 5G no Agro, foi realizado na Fazenda Ipê, zona sul do Piauí, na Baixa Grande do Ribeiro. Na ocasião, houve a entrega de uma demanda de 310 pontos de internet gratuitos e 310 computadores para um total de 31 escolas do estado. Assim, o governo vai levar inclusão digital para mais de 4 mil alunos.
Leia mais: Internet 5G no Brasil: Confira os valores dos planos iniciais
Maior rendimento nas fazendas
O 5G na agricultura expandirá o uso da inteligência artificial por meio de máquinas autônomas, capazes de fazer escolhas inteligentes sem qualquer intervenção humana. Além disso, levará tecnologia para a região de campos e fazendas, contando com um aumento de 20% a 30% na produtividade das atividades agrícolas.
Desse modo, a tecnologia vai dar autonomia para máquinas como tratores, colheitadeiras e outras, além de permitir o uso de drones para capturar e transmitir imagens de alta resolução e precisão, garantindo mais eficiência no dia a dia. De acordo com o Ministério dos Transportes, o 5G vai ter a capacidade de monitorar ao vivo a saúde dos animais, independente da distância.
Ainda durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do ministro das Comunicações, Fábio Faria, entregou simbolicamente 310 computadores para alunos de 31 escolas do Piauí, beneficiadas pelo Programa Computadores pela Inclusão.
Inclusão digital
Dessa forma, além dos computadores que foram entregues, o governo distribuiu outros 164 aparelhos, totalizando 474 terminais, para outras 14 cidades do Piauí, levando inclusão digital aos alunos da rede pública por meio da iniciativa (Programa Computadores pela Inclusão).
Além disso, a população de 600 cidades brasileiras recebeu mais de 25.000 máquinas reformadas nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), onde passam por reformas com ação de limpeza, testes, trocas de componentes, se houver a necessidade, e instalação de softwares voltados ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Dessa forma, cerca de 17 mil pessoas se formaram nos 103 cursos oferecidos pelos CRCs nas áreas de tecnologia da informação e comunicação.
Wi-Fi para escolas
O governo federal também fornece conectividade de alta velocidade para mais de 310 escolas no Piauí por meio do Wi-Fi Brasil. Além disso, existem 416 antenas em operação na região, cobrindo 141 cidades, garantindo acesso à internet para alunos e professores. A operação conta atualmente com mais de 15.000 antenas em operação em todo o país, sendo 7.000 no Nordeste.
Comentários estão fechados.