Primeiros dias de aula e crianças chorando muito: Especialista diz como lidar com esse tipo de situação
Se você é pai ou mãe e está com o coração na mão de levar seu filho para os primeiros dias de aula, saiba como lidar com essa situação da melhor maneira.
Os anos vão passando e nossos filhos vão crescendo até que, então, chega o momento de levá-los para a escola. Embora seja um momento muito esperado, a ansiedade da separação pode deixar os pequenos muito assustados e sem vontade de ir para a aula. Por isso, é comum ver os filhos chorando ao entrar na escola. Especialista explica como lidar com esse tipo de situação.
Importância de os pais acolherem os sentimentos dos filhos nos primeiros dias de aula
Conforme a pedagoga e coordenadora de pedagogia Simone Martiningui Onzi, é comum as crianças estranharem e começarem a chorar nos primeiros dias de aula, pois tudo é novidade para elas.
E para as crianças que já frequentam as escolas?
Para as crianças que já tiveram um primeiro contato com a escola e sabem como é a experiência, o choro dos primeiros dias nada mais é do que a dificuldade de retomar a rotina após as férias. Isso, inclusive, afeta até mesmo os adultos.
Por isso, a especialista diz que o papel dos pais é muito importante nesse momento. É interessante que os responsáveis introduzam assuntos da escola dentro de casa, conversem sobre a rotina e sobre o que os espera nessa nova etapa. Pode-se perguntar, por exemplo, como foi o dia lá e se ele aprendeu alguma coisa nova.
Os pais também não devem tratar a escola como uma obrigação ou uma recompensa negativa ou positiva de uma atitude que o seu filho teve em casa.
Mas o que fazer se a criança não para de chorar?
Nesse momento, segundo a pedagoga, é importante que os pais acolham os sentimentos dos filhos e digam a eles que está tudo bem chorar e sentir medo. Mas que, aos poucos, tudo vai ser superado e a nova situação vai passar a ser confortável.
O profissional pedagogo também precisa andar alinhado com os pais. Pois eles também serão responsáveis por passar para as crianças que a escola é um lugar prazeroso e lúdico, por isso eles não precisam sentir medo ou tristeza.
Comentários estão fechados.