Conheça os principais sintomas da diabetes e aprenda a preveni-los
A diabetes pode trazer graves problemas à sua saúde, sendo necessário saber preveni-la e tratá-la quando diagnosticada.
A diabetes é muitas vezes uma doença que chega despercebida, sem sintomas muito claros. Isso se dá pois os sintomas mais comuns são coisas corriqueiras, que podem acontecer no dia a dia e que são confundidos com outras coisas. Dessa forma, é importante que todos conheçam esses sintomas, para reconhecê-los e buscar um médico para fazer o diagnóstico.
Veja também: Os efeitos de dormir mal: Insônia pode resultar em diabetes e outros problemas ao corpo
A diabetes e seus sintomas
A diabetes é uma síndrome metabólica que pode ser causada por diversos fatores e se caracteriza pela falta de insulina ou pelo seu exercício indevido. Além disso, essa deficiência na insulina causa um déficit na metabolização da glicose, deixando o nível de açúcar no sangue muito alto.
Sendo assim, existem alguns tipos de diabetes, sendo o tipo 1 e 2 as mais comuns. O tipo 1 é quando o próprio sistema imunológico ataca e mata as células produtoras de insulina. Os sintomas mais comuns são: muita fome e sede, boca seca, vontade frequente de urinar e xixi na cama, pouca energia e fadiga, visão turva, náuseas e vômitos e perda repentina de peso.
Já o tipo 2, que é muito mais recorrente, é causado pela resistência à insulina e pela dificuldade de secreção desse hormônio. No que tange seus sintomas, muitos são similares ao tipo 1, a saber: urinar frequentemente, muita sede e fome, visão turva, pouca energia e fadiga, dormência e formigamento nas extremidades, muitas infecções, má cicatrização de feridas e furúnculos.
Como prevenir e tratar?
Tanto para prevenir quanto para tratar a diabetes, é preciso ter uma vida saudável. Então, é necessário se alimentar bem, fazer atividades físicas de maneira recorrente, não fumar, acompanhar a pressão arterial e evitar remédios que ataquem o pâncreas (produtor da insulina). Esses cuidados são importantes na prevenção da diabetes para todas as pessoas, mas se você possui um histórico familiar da doença, dê maior atenção a isso.
No caso de quem já é diabético, esses cuidados vão ajudar no controle da hiperglicemia e, assim, irão evitar complicações mais graves decorrentes da doença. Além disso, é necessário que, quando diagnosticado com a diabetes, você mantenha um acompanhamento médico. Ao fazer isso, você poderá acompanhar de maneira mais eficiente a evolução da doença e os níveis de glicemia e terá instruções para o tratamento e/ou medicamentos adequados ao seu caso.
Comentários estão fechados.