4 etapas do processo para contratação de funcionários

Nos dias de hoje, existem mais de 42 milhões de pessoas trabalhando de carteira assinada no Brasil.

Nos dias de hoje, existem mais de 42 milhões de pessoas trabalhando de carteira assinada no Brasil. Para conseguir um emprego, esses trabalhadores passaram por vários processos, que são normalmente realizados pelo setor de recursos humanos ou pelo departamento pessoal da empresa que disponibilizou a vaga.

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Para que seja incluído um novo profissional na equipe da empresa, é necessário realizar vários trâmites legais. E a parte burocrática da contratação é importantíssima, pois precisa estar dentro dos requisitos impostos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou das leis em relação à pessoa jurídica (PJ). É importante que a admissão desse funcionário traga benefícios para os dois lados.

Na hora de uma admissão deve-se ter muito cuidado, pois uma contratação errada pode trazer vários problemas, como, por exemplo, influenciar negativamente na produtividade da equipe, ter muita rotatividade de pessoal, entre muitas outras questões também burocráticas.

A seguir, iremos informar os processos na hora da contratação de um novo funcionário.

Recrutamento

O recrutamento é o primeiro passo no processo de admissão. Ele pode ser realizado pela equipe de Recursos Humanos (RH) da empresa ou por uma empresa terceirizada especializada em recrutamento. Assim que a vaga é divulgada através de meios de comunicação, ao receber o currículo dos candidatos, inicia-se essa fase.

O recrutador então iniciará as próximas etapas, realizando testes e dinâmicas em grupo para ver se esse candidato se enquadra nos requisitos da empresa. Vale ressaltar que o entrevistador deve buscar profissionais com características e habilidades que a empresa solicitante deseja.

Legalização dos documentos

Assim que a empresa aprovar um candidato, inicia-se a etapa em que o RH vai solicitar dados, informações e documentos necessários para realizar a admissão. Nesse processo burocrático, os candidatos deverão entregar os documentos solicitados em até 48 horas úteis, sendo que as informações devem ser claras e os documentos legíveis para que não haja nenhum problema.

Os documentos que devem ser entregues no caso de uma contratação conforme previsto nas normas da CLT são:

  •  Carteira de Trabalho (CTPS);
  •  Carteira de Identidade, podendo ser só cópia;
  •  Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  •  Título de Eleitor;
  •  Inscrição no PIS/PASEP;
  •  Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
  •  Carteira profissional relativa à sua formação.

Exame admissional

O objetivo do exame admissional é garantir que o profissional não possui problemas graves de saúde e que vai conseguir realizar suas atividades dentro da empresa sem maiores problemas. Assim, ele deve estrar apto tanto no exame físico quando no mental.

Algumas empresas cobram o exame só após a contratação, mas a grande maioria solicita antes mesmo da efetivação. Os exames solicitados irão depender da função que o trabalhador exercerá dentro da empresa.

Normatização da empresa

Depois de entregar todos os documentos e estando apto no exame admissional, vem a parte em que a empresa compreende suas responsabilidades mediante o novo funcionário. Ou seja, o empregador deverá registrar as informações relativas à contratação do funcionário na Carteira de Trabalho e assiná-la.

Também deve ser registrada a jornada de trabalho do funcionário e enviada para o Ministério do Trabalho e para a Caixa Econômica Federal, a qual é responsável por administrar o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS). Outro registro importante é o vínculo empregatício junto ao eSocial. Após o contrato pronto, basta o funcionário assiná-lo e começar a sua atividade de trabalho junto à empresa.

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