Procura por profissionais de TI ucranianos cresce com o avanço da guerra

No site Remote Ukraine há mais de 500 vagas ofertadas para profissionais ucranianos da área, vindas da Europa, Canadá e EUA.

A guerra na Ucrânia está fazendo com que milhões de pessoas se refugiem em outros países. Segundo a ACNUR, dois milhões de ucranianos já partiram em busca de segurança. Em um novo país, os refugiados estão desempregados e vulneráveis, mas as empresas de tecnologia têm se interessado por profissionais da área vindos da Ucrânia.

Leia também: Ucrânia começa a utilizar o Dogecoin (DOGE) para receber doações

Entre as vagas disponíveis para profissionais de Tecnologia da Informação, está a de desenvolvedor com foco em Web3 para artista 3D sênior. Toda esta procura se deve à qualidade do serviço prestado pelos ucranianos, pois a Ucrânia é o 5º país com os melhores desenvolvedores de software no mundo, de acordo com um ranking feito pela Grid Dynamics. Eles são dotados de expertise técnica e um ótimo domínio do inglês, além de dominar tecnologias IA, big data e blockchain.

A pesquisa também mostrou que Apple, Microsoft e Samsung preferiam importar soluções de software da Ucrânia e dos profissionais de lá.

Já os profissionais da Rússia estão tendo que sair do país devido às sanções de grandes marcas ao país. Por causa dos ataques, empresas como Apple, Samsung e Google suspenderam seus trabalhos por lá, fazendo com que os profissionais, principalmente os autônomos, tenham dificuldade de arranjar serviços.

Quem trabalha em TI pode fazer isso à distância, então o que resta aos russos é procurar emprego em outros países.
Um empresário russo, Roman Shaposhnik, está movendo seus funcionários para Chipre, uma ilha no Mediterrâneo onde há diversos empreendedores do país, mas nem todos desejam ir e deixar sua carreira para trás. “É algo que eles demoraram 10 anos de suas vidas para construir. E agora, a percepção de que eles podem desistir disso é simplesmente brutal”, disse Shaposhnik.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More