Professor formado no MIT ensina matemática a alunos carentes usando instrumentos musicais
O docente, que também é DJ, tem 45, é colombiano e acredita que, com o seu método, a matéria antes odiada por muitos alunos pode se tornar mais palatável.
A relação entre matemática e música é uma interseção cativante que atravessa séculos de história. Enquanto muitos veem a matemática como uma disciplina temida e complexa, sua presença é fundamental na criação e na compreensão da música.
Tal conexão intrincada entre matemática e música se torna ainda mais evidente quando exploramos a trajetória de indivíduos como Federico Ardila, um renomado matemático e professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Na prática, o professor desafia as pré-concepções tradicionais associadas aos professores de matemática, demonstrando a disciplina de uma forma muito mais envolvente aos seus alunos. Entenda!
Dueto entre música e matemática
A música, em sua essência, é uma forma artística que envolve padrões sonoros, ritmos e harmonias, enquanto a matemática é a linguagem da estrutura e da ordem.
A aplicação dessa disciplina na música abrange diversas áreas, desempenhando um papel crucial na criação de ritmos musicais. Por exemplo, a divisão do tempo em compassos, batidas e notas segue padrões matemáticos precisos.
Nesse sentido, um compasso 4/4 indica quatro batidas por medida, enquanto um compasso 3/4 representa três batidas por medida. O método de ensino de Ardila é igualmente notável.
Professor renomado dá aula a alunos menos favorecidos
Atuando como pesquisador universitário em São Francisco, ele utiliza a música como uma ferramenta de inclusão nas salas de aula.
Seus alunos frequentemente vêm de comunidades que historicamente tiveram pouco acesso à educação em ciências e matemática, incluindo filhos de imigrantes cujos pais não tiveram oportunidade de frequentar a escola.
Para estabelecer uma conexão mais próxima com os alunos, Ardila começou pedindo que escolhessem músicas significativas para eles, criando um ambiente descontraído e inclusivo. Com o tempo, ele notou que os estudantes selecionavam canções pessoais e profundas.
(Imagem: divulgação)
Essa dedicação rendeu a Federico Ardila diversos prêmios, incluindo o reconhecimento da Associação Americana de Matemática (MAA) em 2020.
Ele acredita no imenso poder da matemática e almeja ver a comunidade matemática trabalhando ativamente para construir uma sociedade mais justa.
Antes disso, como estudante, ele próprio conquistou medalhas de prata e bronze na Olimpíada Internacional de Matemática. Ardila compartilha com seus alunos que a matemática pode ser desafiadora, mas, como qualquer habilidade, a prática leva a um melhor entendimento.
Ele ilustra tal princípio com a própria vida ao aprender a tocar marimba, um instrumento similar ao xilofone, de origem africana.
Iniciando do zero e praticando pelo menos 15 minutos todos os dias, ele superou as dificuldades iniciais e criou o projeto musical “Neblinas del Pacífico”.
O Neblinas del Pacífico se trata de uma banda afro-colombiana de marimba, que aborda temas relacionados a espiritualidade e resistência na baía de São Francisco, Califórnia, onde ele também se envolve em projetos comunitários.
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