Professor formado no MIT ensina matemática a alunos carentes usando instrumentos musicais

O docente, que também é DJ, tem 45, é colombiano e acredita que, com o seu método, a matéria antes odiada por muitos alunos pode se tornar mais palatável.

A relação entre matemática e música é uma interseção cativante que atravessa séculos de história. Enquanto muitos veem a matemática como uma disciplina temida e complexa, sua presença é fundamental na criação e na compreensão da música.

Tal conexão intrincada entre matemática e música se torna ainda mais evidente quando exploramos a trajetória de indivíduos como Federico Ardila, um renomado matemático e professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Na prática, o professor desafia as pré-concepções tradicionais associadas aos professores de matemática, demonstrando a disciplina de uma forma muito mais envolvente aos seus alunos. Entenda!

Dueto entre música e matemática

A música, em sua essência, é uma forma artística que envolve padrões sonoros, ritmos e harmonias, enquanto a matemática é a linguagem da estrutura e da ordem.

A aplicação dessa disciplina na música abrange diversas áreas, desempenhando um papel crucial na criação de ritmos musicais. Por exemplo, a divisão do tempo em compassos, batidas e notas segue padrões matemáticos precisos.

Nesse sentido, um compasso 4/4 indica quatro batidas por medida, enquanto um compasso 3/4 representa três batidas por medida. O método de ensino de Ardila é igualmente notável.

Professor renomado dá aula a alunos menos favorecidos

Atuando como pesquisador universitário em São Francisco, ele utiliza a música como uma ferramenta de inclusão nas salas de aula.

Seus alunos frequentemente vêm de comunidades que historicamente tiveram pouco acesso à educação em ciências e matemática, incluindo filhos de imigrantes cujos pais não tiveram oportunidade de frequentar a escola.

Para estabelecer uma conexão mais próxima com os alunos, Ardila começou pedindo que escolhessem músicas significativas para eles, criando um ambiente descontraído e inclusivo. Com o tempo, ele notou que os estudantes selecionavam canções pessoais e profundas.

(Imagem: divulgação)

Essa dedicação rendeu a Federico Ardila diversos prêmios, incluindo o reconhecimento da Associação Americana de Matemática (MAA) em 2020.

Ele acredita no imenso poder da matemática e almeja ver a comunidade matemática trabalhando ativamente para construir uma sociedade mais justa.

Antes disso, como estudante, ele próprio conquistou medalhas de prata e bronze na Olimpíada Internacional de Matemática. Ardila compartilha com seus alunos que a matemática pode ser desafiadora, mas, como qualquer habilidade, a prática leva a um melhor entendimento.

Ele ilustra tal princípio com a própria vida ao aprender a tocar marimba, um instrumento similar ao xilofone, de origem africana.

Iniciando do zero e praticando pelo menos 15 minutos todos os dias, ele superou as dificuldades iniciais e criou o projeto musical “Neblinas del Pacífico”.

O Neblinas del Pacífico se trata de uma banda afro-colombiana de marimba, que aborda temas relacionados a espiritualidade e resistência na baía de São Francisco, Califórnia, onde ele também se envolve em projetos comunitários.

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