Professora explica as cinco competências analisadas na redação do Enem; confira

Saber quais são essas competências é fundamental para os estudantes que desejam tirar boas notas na prova discursiva do Exame Nacional do Ensino Médio.

As inseguranças em relação à redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são uma realidade enfrentada por muitos estudantes, devido à importância crítica dessa seção no exame.

A redação, que compõe uma parte significativa da pontuação total, exerce um peso considerável na determinação das oportunidades educacionais e futuras trajetórias acadêmicas dos candidatos.

Além do peso da nota, as questões de complexidade temática, assim como o tempo limitado, também podem causar desespero nos estudantes.

Levando isso em consideração, Daniela Garcia, professora do cursinho Aprova Total, buscou trazer tranquilidade a muitos alunos que estão enfrentando os desafios de estudar para a redação do Enem, explicando detalhadamente a composição da nota da prova discursiva. Veja mais abaixo!

Composição da nota da redação do Enem

A avaliação da nota da redação é determinada com base em um conjunto de cinco competências. A competência 1 diz respeito à norma padrão da língua portuguesa e está relacionada a alguns fatores.

Entre eles, destacam-se concordância, regência, acentuação, uso da crase e pontuação. Nesse ponto, a aptidão em demonstrar destreza no emprego formal da língua portuguesa em sua modalidade escrita será avaliada.

Para alcançar a nota máxima na competência 1, é preciso ter habilidade para construir uma estrutura sintática de excelência, admitindo-se, no máximo, duas transgressões, isto é, dois desvios de normas gramaticais ou de convenções linguísticas.

A competência 2 está alinhada à compreensão e ao desenvolvimento do tema. Sendo assim, a capacidade de compreensão e o desenvolvimento do tema dissertativo-argumentativo serão avaliados.

Portanto, espera-se que o participante siga a estrutura convencional do gênero dissertativo, que envolve a introdução das ideias, o desenvolvimento delas e a conclusão ao longo dos parágrafos.

A terceira competência é o projeto de texto e desenvolvimento das informações. Para se destacar nesse aspecto, é crucial dar um enfoque especial ao desenvolvimento de cada componente apresentado. Isso significa adotar uma abordagem bem planejada na construção do texto.

Esse aspecto inclui ainda escolher cuidadosamente as informações e apresentar as ideias de maneira coesa. Além disso, é de extrema importância que o candidato compreenda e conecte os elementos de maneira sólida para sustentar sua perspectiva.

Na competência 4, a coesão textual será analisada. Portanto, é fundamental adquirir conhecimento sobre as várias formas de conexão textual para demonstrar essa habilidade. Nesse ponto, o entendimento e a utilização adequada dos termos de ligação dentro do texto são indispensáveis.

Por fim, na quinta e última competência, o candidato precisa apresentar alternativas claras e coerentes para combater o problema apresentado no texto-base.

Além disso, é crucial que essas soluções estejam em conformidade com os princípios dos direitos humanos, ou seja, respeitando conceitos importantes como a dignidade, a igualdade e a justiça.

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