Professores podem usar IA? Claro que sim! Entenda de que formas
A criadora do ChatGPT deu alguns exemplos de como professores podem usar esta tecnologia em sala de aula para melhorar sua didática.
Quando o ChatGPT se popularizou, algumas profissões ficaram receosas com a presença de uma tecnologia como essa em suas mãos. Os professores foram alguns deles.
Em parte por medo de a Inteligência Artificial (IA) roubar seus empregos, e também pelo receio de que o software deixe seus alunos preguiçosos.
Nesta semana, contudo, a resposta foi esclarecida: os professores podem, sim, utilizar a Inteligência Artificial para aprimorar suas aulas e potencializar o aprendizado dos alunos. Quem elucidou essa discussão foi a OpenAI, empresa criadora do ChatGPT.
Em um post publicado em seu site oficial, a companhia deu várias sugestões de como os educadores podem implementar sua tecnologia em sala de aula. O objetivo é orientar os professores.
Você é docente? Veja abaixo alguns dos principais pontos do artigo e reflita sobre a possibilidade de utilizá-los no seu dia a dia.
Como professores podem usar o ChatGPT em sala de aula?
Você fala inglês?
Um dos principais pontos sugeridos é a utilização do chatbot para auxiliar em traduções. Principalmente em atividades no Ensino Superior, a Inteligência Artificial pode ser extremamente útil para aqueles alunos que não dominam línguas estrangeiras, mas precisam ler algum conteúdo importante.
O ChatGPT também pode ajudar a refinar trabalhos em outros idiomas. Você pode inserir alguns parágrafos no software e pedir para que eles sejam aprimorados em questões de gramática.
Pensamento crítico
O artigo também aponta que os professores podem utilizar o software para ajudar seus alunos a usar a internet de forma mais crítica e responsável. Como? Ensinando-os a não confiar em tudo que o ChatGPT responde.
Refutando os resultados gerados pela IA, os alunos não se acomodam e entendem como podem trabalhar para resolver problemas sozinhos. Além disso, também desenvolvem o hábito de sempre checar as informações.
Criando personas
Outro uso interessante para o ChatGPT é criar situações fictícias e fazer com que ele atue como um personagem ativo na dinâmica. Basta criar uma persona e pedir para o software interpretá-la.
Por exemplo, ele pode ser um parceiro de debate com uma opinião muito radical ou um recrutador de emprego. Basta usar a criatividade.
Você pode fazer a prova para mim?
Os professores também podem usar o ChatGPT para criar questionários, testes e planos de aula. Na verdade, o ideal é utilizá-lo para aprimorar o que você já possui. O software pode lhe proporcionar novas direções e ideias para conduzir seu conteúdo.
Além disso, você pode solicitar que a IA modernize o que você já usa há muitos anos. Apesar de o conteúdo da plataforma ser de setembro de 2021 para trás, ela ainda oferece referências atualizadas.
Comentários estão fechados.