Profissionais da educação temem ser substituídos pela IA

Embora a IA figure como um desafio para muitos, a sua existência também representa uma grande oportunidade.

Nos últimos anos, o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) nos mais diversos setores tem sido intenso. Podemos ver isso, inclusive, na área educacional. O avanço exponencial dessa tecnologia traz preocupações para os educadores, apesar do seu auxílio. Com isso, se faz necessário entender o real motivo para esse desconforto e quais seriam as soluções para esse possível “conflito”. Veja mais detalhes a seguir.

Inteligência artificial x profissionais da educação

De fato, o avanço tecnológico facilita muito as nossas vidas, mas o seu uso indiscriminado traz sérias complicações.

Apesar de automatizar alguns serviços, sempre acabou abrindo espaço para novas áreas, contudo profissionais da área da educação estão se sentindo ameaçados com a capacidade da IA, ainda que ela mostre ter um potencial para aprimorar o setor e facilitar algumas questões. Entenda por quê.

Por que a IA preocupa os professores?

A substituição do trabalho humano pela máquina é uma realidade já presente em diversos campos, inclusive, na própria educação. Logo, os profissionais dessa área se sentem acuados só pela possibilidade de serem substituídos. O simples fato da IA realizar tarefas pelas quais os educadores estão acostumados a ser responsáveis, como ensinar conteúdos, planejar aulas e corrigir avaliações, é o suficiente para deixá-los aflitos.

O avanço da IA traz riscos para o mundo acadêmico?

Ela ainda não tem a capacidade de se comportar socialmente como um ser humano, logo uma dependência total dela não seria nada benéfico. Em outras palavras, o calor humano, a expressão dos sentimentos e a interação com os alunos por parte dos profissionais sempre será essencial para a manutenção do ecossistema educacional.

Outra questão fundamental é a desvalorização dos professores graças ao uso incorreto da IA.

Utilizar inteligências artificiais de forma inadequada implica em uma estereotipação negativa da educação, visto que ela seria considerada um sistema automatizado.

Integração na metodologia de ensino

A inteligência pode ser vista como um grande reforço para o sistema educacional mundial.

Sua utilização pode ser destinada a setores de gerenciamento que desenvolvem e gerenciam a área de educação. Um grande exemplo é a atuação dela nas tarefas administrativas, que engloba correção de provas, relatórios e afins. Com isso, o corpo docente se livra de tarefas cansativas e consegue disponibilizar mais tempo para se concentrar nas necessidades dos alunos.

Dessa forma, a IA se torna uma importante aliada no desenvolvimento da educação, mas desde que o seu uso seja implementado gradualmente, ou seja, de forma estratégica e responsável.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.