Profissionais que falam duas línguas têm salários até 45% maiores
Pesquisa também apontou que uma das maiores prioridades dos brasileiros no âmbito profissional nesse momento é aprender um novo idioma. Entenda por quê.
A Catho é um site que pode ser utilizado por dois grupos: pessoas que buscam uma vaga de emprego e por empresas que procuram novos funcionários. Recentemente ela realizou uma pesquisa que apontou que, especificamente no período de 2017 e 2021, a média de aumento salarial para os profissionais que falam um segundo idioma além do nativo teve um crescimento bastante expressivo, chegando a 45% para qualquer que seja o cargo.
Leia mais: ONG oferta vagas para aprendizado imersivo de inglês a jovens
Também é possível perceber pelo resultado do levantamento que o profissional que tem domínio sobre o inglês já conta com um salário em média 83% maior que o de um outro que ocupa o mesmo cargo, mas não tem a fluência.
Globalização tem impacto nos negócios
Uma outra informação importante também foi extraída do estudo realizado.
O avanço da globalização nos negócios durante a era digital, ao menos com relação às empresas com atuação nacional, permitiu que se valorizasse mais os profissionais que estão aptos a falar o inglês. O trabalhador que é capaz de se comunicar em outra língua consegue, por exemplo, se comunicar com outras equipes que são representantes da mesma empresa no exterior.
Também se torna possível negociar com clientes ou fornecedores estrangeiros, sem contar que dá para utilizar o idioma para buscar algum outro mercado de atuação fora do Brasil.
Na pesquisa da Catho, foi indicado que aproximadamente 4.724 vagas disponíveis exibiam o inglês como um dos requisitos obrigatórios para a contratação. Além do mais, durante os testes aplicados pela plataforma, 34.931 pessoas estavam classificadas no inglês de nível básico, o que é algo em torno de 33%; 40.499 – ou seja 38% – atingiram o nível intermediário e 31.229 candidatos, o equivalente a 29%, fazem parte do grupo de inglês avançado.
“A língua inglesa tem se tornado algo básico para o profissional que tem vontade de ter uma carreira bem-sucedida. Não é mais questão de ser apenas um diferencial no currículo, mas sim uma competência necessária para conseguir realizar um plano de carreira em basicamente qualquer uma das áreas de atuação. As pessoas não estão mais conseguindo pensar em evoluir profissionalmente sem conseguir dominar o idioma”, disse Marcos Noll Barboza, que é CEO da Cultura Inglesa.
E nada disso é por acaso. O aprendizado de uma outra língua tem sido listado como uma das maiores prioridades na área profissional para o povo brasileiro nessa pós-pandemia. Ainda com base no estudo que foi divulgado, um dos principais objetivos da população brasileira neste ano é buscar novos conhecimentos. Um deles é o aprendizado do inglês, tendo como objetivo fazer intercâmbio em um país de língua inglesa.
Comentários estão fechados.