Programa Bolsa Permanência: período de inscrições já começou
MEC abre inscrições para o Programa Bolsa Permanência, oferecendo 2.278 novas bolsas para estudantes em situações financeiras vulneráveis.
O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o Programa Bolsa Permanência (PBP). As bolsas serão destinadas a estudantes que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente a quilombolas e indígenas.
O PBP é um projeto sociocultural, criado ainda em 2013, que tem como objetivo a garantia e a continuação do estudo no ensino superior de jovens de baixa renda. De acordo com as perspectivas oficiais, a intenção é reduzir a desigualdade social e ampliar as políticas étnico-raciais.
Portanto, jovens que conseguem ingressar no ensino superior em universidades federais têm acesso à bolsa do PBP. Neste ano, chegando a mais uma edição, as inscrições estão abertas para quem se enquadra nas regras.
Neste ano, a proposta será para novos bolsistas e para quem ficou de fora da programação em 2022. Confira a proposta!
Programa Bolsa Permanência abre inscrição para este ano
Serão oferecidas até 10 mil bolsas, sendo 2.278 para novas oportunidades, para alunos matriculados em cursos de graduação presenciais ofertados por IFES e já inscritos no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência. A disponibilidade das bolsas está sujeita ao orçamento disponível do programa.
As inscrições para o Bolsa Permanência estão abertas até 30 de junho, por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), disponível no site www.sisbp.mec.gov.br.
Os candidatos devem se atentar aos documentos necessários durante o processo seletivo, sendo que as bolsas terão o valor de R$ 1.400,00.
Serão priorizadas as Instituições Federais de Ensino Superior com maior demanda de bolsistas cadastrados e aquelas que não foram contempladas nos processos realizados em 2022, de acordo com a Portaria nº 42/2022 e a Portaria nº 760/2022.
Comentários estão fechados.