Programa Brasil Sorridente tem relançamento confirmado pelo governo
Presidente afirma que programa de saúde bucal elevou a dignidade dos brasileiros.
No Palácio do Planalto, em Brasília, às 11h desta segunda-feira (8), acontecerá a cerimônia de sanção do Projeto de Lei 8.131/2017, que institui a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a retomada do programa Brasil Sorridente em sua conta no Twitter. A política de saúde bucal trará de volta a dignidade de muitos brasileiros que sofriam com dores de dentes e limitações na alimentação.
Completando o pacote de programas sociais referência em gestões passadas, o governo federal retomará o Brasil Sorridente, programa de saúde bucal criado durante o primeiro mandato do presidente Lula em 2004.
No sábado (6), o presidente celebrou a volta do programa e afirmou que todas as políticas públicas que deram certo em seus governos seriam colocadas em funcionamento novamente.
A sanção do projeto de lei, que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal na Lei Orgânica da Saúde, vai garantir o acesso universal, equânime e contínuo. Mais de 80 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério da Saúde.
Como funciona?
Através do Brasil Sorridente – Política Nacional de Saúde Bucal, milhões de brasileiros têm acesso gratuito a serviços odontológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esses serviços são oferecidos em Unidades de Saúde Família (USF)/Postos de Saúde, Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais.
Além disso, o programa dispõe de Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) que colaboram com a confecção laboratorial de próteses dentárias, prestando apoio para USF, UOM e CEO.
Comentários estão fechados.