Programa “Cidadão Digital” debate políticas de Educação Digital

Evento virtual debaterá temas, como segurança online, combate à desinformação, autocuidado, entre outros

Desafios e oportunidades para a participação de jovens nas políticas públicas de Educação Digital. Esse é o tema, sob o formato de debate online (com transmissão ao vivo pelo YouTube), da 4ª edição deste ano, do programa Cidadão Digital, em parceria com IV Youth Summit, que ocorre na próxima sexta-feira (6).

Mais duradouro programa de cidadania digital, a edição 2023 do Cidadão Digital – que já impactou 177 estudantes, em mais de 600 instituições de ensino e 70 mil educadores – contará, tanto com jovens participantes, como com a presença de ex-participantes.

Por meio do programa, jovens de 18 a 29 anos (universitários ou jovens profissionais) participam de atividades (remotas, híbridas ou presenciais) com alunos de escolas públicas, dos últimos anos do ensinos fundamental e médio, em torno de temas como segurança online, combate à desinformação, autocuidado, respeito e empatia nas redes.

Entre as conclusões da pesquisa Tic Kids Online 2022, da Cetic.br, 70% das crianças e adolescentes (dos 11 aos 18 anos ou mais) têm o costume de recorrer a colegas de escola e amigos, a título de obter informações sobre o uso de tecnologias digitais.

Em situações de violência online, por exemplo, é frequente que crianças e adolescentes recorram a amigos para pedir ajuda. Diante dessa realidade preocupante, a prioridade do programa Cidadão Digital é a educação entre pares, no sentido de incentivar o diálogo entre jovens, em favor da criação de de redes de protagonismo juvenil para a cidadania digital.

Logo após a abertura o IV Youth Summit, às 15h – também transmitido pelo YouTube da Safernet – será iniciado o primeiro painel sobre “Desafios e oportunidades para participação de jovens nas políticas públicas de educação digital”, que contará com a participação do deputado federal Pedro Campos (PSB/PE) e coordenador de políticas para a juventude do MEC, Yann Evanovick, e da coordenadora de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Marina Filizola, sob mediação da psicóloga e diretora da Safernet, Juliana Cunha.

Dados da pesquisa Tic Kids Online, realizada pela Cetic.br, revelam que, atualmente, 92% das crianças e adolescentes brasileiras têm acesso à Internet, percentual superior ao de outras faixas etárias. Entretanto, tal participação expressiva não se traduz em políticas de educação para uso seguro e consciente da internet.

Segundo Juliana Cunha, “se queremos buscar soluções para o desafio que é educar crianças e adolescentes para uso seguro e cidadão da Internet, é fundamental envolvê-las neste debate, escutar o que crianças e adolescentes pensam e incluir suas perspectivas nas tomadas de decisão de políticas voltadas para Educação Digital dessa população”.

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