Projeto Dia do Trânsito para Educação Infantil

No dia 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Trânsito, data importante para prática de atividades de conscientização sobre as normas de trânsito.

Celebrado anualmente no dia 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados que os motoristas e pedestres devem adotar quando estão no trânsito.

Em seu sentido lexical, trânsito faz referência à circulação de veículos, pessoas e animais em vias privadas e públicas.

O dia foi instituído no ano de 1997 e teve como base o Código Brasileiro de Trânsito. Faz parte da Semana Nacional de Trânsito, com início no dia 18 e término no dia 25 de setembro.

É fundamental promover essa percepção em relação às práticas de trânsito no ensino educacional, visto que as crianças serão futuros condutores e pedestres.

Sendo assim, é significativa a necessidade da realização de atividades relacionadas ao Dia do Trânsito para os alunos da educação infantil, seja por meio de produções artísticas, palestras, vídeos, brincadeiras e muito mais.

Projeto Dia do Trânsito para Educação Infantil

As atividades do Dia do Trânsito para as escolas servem como um método de ensino eficaz e didático que ajudará o aluno na compreensão do conteúdo e, consequentemente, adoção das práticas propostas.

O professor no papel de educador, é responsável por apresentar o aluno ao tema a ser discutido, propondo tarefas e atividades a serem desenvolvidas na escola e estendendo-se para a o ambiente familiar. 

É importante a participação dos pais no desenvolvimento das atividades, pois isso faz com que percebam que os próprios filhos já estão cientes dos deveres e obrigações exigidas no trânsito. 

Em se tratando da justificativa e objetivos da realização das atividades, observa-se:

  • Justificativa

A promoção e desenvolvimento das atividades do Dia do Trânsito são fundamentais para a compreensão dos alunos da educação infantil sobre as regras e deveres relacionados ao trânsito.

Por meio dos projetos, as crianças podem atuar como agentes educativos, dentro do ambiente familiar. 

A escola é uma das principais responsáveis em promover, desde de muito cedo, o papel do cidadão em relação ao comportamento em sociedade, gerando a reflexão por meio de temas importantes e atuais. 

A família, como base educacional e comportamental, deve auxiliar a escola durante esse processo de aprendizagem da criança para que isso gere um resultado significante em relação ao que foi proposto.

As atividades do Dia do Trânsito são fundamentais também para o crescimento pessoal, pois mesmo que pequenos, os alunos já estão inseridos nas práticas de trânsito básicas, como atravessar a rua, usar cinto de segurança, andar de transporte público, dentre outras.

  • Objetivos

Com relação aos objetivos, o professor, ao desenvolver as atividades do Dia do Trânsito, permite ao aluno:

  • Aprender sobre as regras de trânsito, tais como noções de sinalização, faixa de pedestre, cinto de segurança e etc;
  • Entender como acontecem os acidentes de trânsito e de como os mesmos podem ser evitados;
  • Conceber valores relacionados à vida em sociedade, comportamento no trânsito, respeito ao próximo e solidariedade;
  • Perceber os perigos quando as regras relacionadas ao trânsito não são de fato obedecidas;
  • Aprender mais sobre os meios de transporte, identificando a função e importância de cada um, seja ele aéreo, terrestre ou marítimo;
  • Promover atividades interdisciplinares com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos em outras áreas do conhecimento.

Desenvolvimento

  • Produção de um semáforo em sala de aula para que os alunos aprendam o significado e representação das cores;
  • Apresentação das principais placas de trânsito, como pare, proibido estacionar, vire a direita/esquerda, faixa de pedestre, expondo o que cada uma simboliza;
  • Discussão e debate com os alunos por meio de roda de conversa sobre os perigos da má conduta no trânsito;
  • Encenação, fora da sala de aula, das principais práticas de trânsito, tendo os alunos como personagens ativos da situação;
  • Elaboração de painéis e cartazes sobre as normas do trânsito, anexando-as por toda escola;
  • Produção de textos por parte dos alunos sobre como é a ida e volta para escola, informações sobre o trajeto e etc;
  • Exibição de vídeo educativos em sala para reforçar as ideias trabalhadas em sala, como as noções de sinalização e respeito no trânsito;
  • Participação em atividades pedagógicas em conjunto com os pais ou responsáveis para que haja maior participação e interesse dos alunos;
  • Brincadeiras dirigidas, como jogo da memória com os símbolos do trânsito, além de perguntas e repostas sobre as placas de sinalização e seus significados;
  • Palestra com profissionais da área de trânsito, tais como motoristas de transporte coletivo, explicando seu papel em sociedade durante o exercício da sua função;

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