Projeto Educativo: Quais alimentos atraem as formigas?

Alguma vez você já se perguntou por que as formigas parecem ter uma obsessão doces? Confira esse projeto educativo sobre o assunto:

0

Alguma vez você já se perguntou por que as formigas parecem ter uma obsessão doces? Deixe um biscoito no balcão de uma cozinha que se tornou residência de algumas formigas. É garantido que elas o encontrarão rapidamente.

Então, o que há com formigas e seu paladar coletivo? Elas têm uma ajuda química sensorial que as direciona para os alimentos que eles mais amam. Seria como se você tivesse um dispositivo de radar embutido que emite um sinal sonoro sempre que chegar a 50 metros de uma sorveteria.

Neste projeto de feira de ciências, você tenta determinar quais alimentos que suas formigas mais gostam. O experimento não é conduzido dentro da cozinha (para alívio das mamães), mas do lado de fora de casa, em um canto do seu quintal ou em outra área em que você possa trabalhar.

Surpresa Científica

As formigas são pequenas criaturas incríveis. Eles podem levantar 20 vezes seu próprio peso corporal. Se um homem pudesse correr a uma velocidade comparável com uma formiga, ele poderia correr tão rápido quanto um cavalo de corrida. Infelizmente, a expectativa de vida média de uma formiga é de apenas 45 a 60 dias.

Para aprender sobre os hábitos alimentares das formigas, você pode colocar vários tipos de alimentos em tampas separadas e planas. Usando um marcador permanente, escreva em cada tampa o tipo de alimento que irá conter. Certifique-se de incluir estes três tipos diferentes de alimentos:

  • Doces, como açúcar, refrigerante ou suco.
  • Proteínas, como carne, queijo ou leite.
  • Carboidratos, como bolachas ou arroz cozido ou macarrão.

Análise

Todos os dias, durante uma semana, coloque uma pequena quantidade de vários tipos de alimentos em uma tampa rasa. Você pode usar apenas um alimento de cada grupo ou mais de um – depende de você.

Apenas certifique-se de incluir pelo menos um de cada tipo de alimento. E lembre-se de colocar a mesma quantidade de comida em cada tampa. Agrupe todas as tampas em uma pequena área acessível às formigas.

Além disso, coloque uma tampa contendo água pura. Isso servirá como seu controle. Os alimentos são as variáveis.

Depois de colocar a comida nas tampas do lado de fora, você precisará observá-la com muito cuidado. Você deve dar uma olhada a cada duas horas para ver o que está acontecendo.

Leve um caderno com você e registre o que você vê. Tente estabelecer padrões observando quais os alimentos que atraem mais formigas e quais os alimentos que menos atraem. Quanto tempo leva para as formigas encontrarem a comida? Quanto tempo as mesmas formigas saem ao ar livre depois que você forneceu comida para elas? Mais formigas aparecem quando o local de alimento é estabelecido há vários dias?

Depois de observar o comportamento e os hábitos das formigas durante uma semana inteira, você pode mapear suas observações.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.