Prorrogação do auxílio emergencial? Confira o que o Governo diz

A prorrogação do benefício é um assunto muito discutido entre a população. Veja informações.

Mesmo tendo seu encerramento decretado pelo governo federal em outubro de 2021, a prorrogação do auxílio emergencial, que durou cerca de um ano e meio, continua sendo um assunto bastante discutido entre a população e até mesmo entre os parlamentares.

O anúncio do fim da iniciativa foi feito para que agora as atenções fossem para o Auxílio Brasil. Esse novo programa de complementação de renda que substitui o Bolsa Família. No mês de dezembro, todos os participantes beneficiários estão recebendo uma parcela de, em média, R$ 400.

Entretanto, o Palácio do Planalto se pronunciou a respeito do assunto e admitiu haver possibilidade da volta do programa de auxílio emergencial, mas que seria em uma situação específica. A volta do benefício só ocorreria caso surgisse uma nova onda de coronavírus, por exemplo, se houvesse outro lockdown decorrente da variante Ômicron.

Portanto, durante a segunda onda da doença no Brasil, o Ministério da Economia aprovou uma PEC que permite a prorrogação do benefício, caso haja essa situação específica de nova onda. Se for sancionado, o texto terá validade apenas enquanto durar o estado de calamidade pública decorrente da Covid-19.

Quais as chances de prorrogação?

Muito embora as chances de prorrogação sejam quase nulas, pode haver, sim. Porém, é mais provável que isso não aconteça, uma vez que o Congresso está bem próximo de um acordo sobre a PEC dos Precatórios. A proposta visa liberar recursos para que o novo programa Auxílio Brasil contemple mais 2,5 milhões novas famílias.

Mas caso os planos em relação à nova iniciativa não deem certo, o governo pode iniciar uma nova edição de uma Medida Provisória que possibilita a recriação do auxílio emergencial. Essa situação, não obstante, é apenas uma segunda opção, já que, realmente estão focados em implementar o Auxílio Brasil.

Gostou deste conteúdo e gostaria de ver mais conteúdos como este? Basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More