Protegendo sua privacidade: Aprenda a REALMENTE desligar a localização do Google
Confira uma forma simples de apagar as informações que o Google coleta para saber sobre os locais por onde você esteve.
O Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, e seus serviços estão presentes na vida de bilhões de pessoas em todo o planeta.
Com o uso de tais recursos, a empresa coleta uma quantidade significativa de dados sobre os usuários, incluindo informações sobre a localização deles.
Mas, se você é um usuário da Gigante das Buscas e deseja saber o que a empresa sabe sobre você e os locais por onde passou, saiba que existe uma maneira de acessar e gerenciar tal conteúdo. Entenda abaixo!
Confira como gerenciar suas informações de localização
Para fazer isso, basta acessar o site “Minha Atividade” do Google e fazer login em sua conta. Lá, você vai encontrar um resumo detalhado de tudo o que você fez nos serviços da empresa, desde suas pesquisas no navegador dela até o uso do Google Maps.
(Imagem: Google/Rodrigo Fernandes/Reprodução)
No caso específico do Google Maps, são registradas informações como buscas feitas, áreas do mapa visualizadas por você, mapas offline que abriu e rotas pesquisadas, entre outros detalhes.
Esses dados podem ser úteis para a empresa aprimorar a experiência do usuário, como fornecer opções de deslocamento mais eficientes e resultados de pesquisa mais rápidos.
No entanto, se você valoriza sua privacidade e prefere que o Google não armazene tanto conteúdo sobre sua localização, pode facilmente apagar as informações registradas. O processo é simples, e há várias alternativas:
-
Apagar dados específicos individualmente;
-
Excluir grupos de dados referentes a um período (como “hoje”);
-
Eliminar todas as informações de uma vez.
Para, por exemplo, remover um único dia do histórico de localização, é preciso entrar na mesma tela da sua linha do tempo do Google Maps, selecionar o ano, mês e dia desejados.
Em seguida, toque em “Excluir”, seguindo todas as demais informações passadas. O processo é igual para todos os outros registros.
O Google adverte que excluir esses dados pode afetar a eficácia no uso dos serviços da empresa, pois eles empregam tal conteúdo para personalizar sua experiência.
Se a privacidade é uma preocupação maior, é possível desligar o Histórico de Localização. Na página “Minha Atividade”, você encontra a opção de ativar ou desativar o Histórico de Localização para sua conta ou dispositivos.
Caso decida desligar essa ferramenta, o Google não vai mais coletar informações sobre sua localização com tanta frequência. Isso pode ser uma ótima alternativa para quem deseja limitar a quantidade de dados pessoais armazenados pela empresa.
Proteger sua privacidade é importante, e o Google oferece ferramentas para que você tenha controle sobre as próprias informações. Se quer ter certeza de que sua localização não está sendo rastreada constantemente, siga as instruções acima para desligar o histórico delas. Assim, você pode aproveitar os serviços do Google com mais tranquilidade e segurança.
Comentários estão fechados.