Protetor solar para pets: quando é necessário utilizar? Veterinária explica

Ei, humano, já parou para pensar nas necessidades extras que o seu pet requer? O uso de protetor solar faz parte da lista extensa de cuidados!

A viralização de um vídeo nas redes sociais que mostra uma gata com os pelos pintados de rosa devido ao uso de protetor solar trouxe à tona uma questão: será que os pets realmente precisam desse produto, assim como os humanos?

(Imagem: Reprodução/TikTok)

Embora os protetores solares sejam utilizados pelas pessoas para proteger a saúde da pele contra os danos provocados pelos raios solares, surge a questão se essa mesma lógica se aplica à proteção dos animais.

Afinal, os benefícios desse cosmético para a saúde da pele dos humanos também se estendem aos animais de estimação?

Pet e a proteção solar: quando é necessário?

A veterinária Daniela Mol Valle, em entrevista concedida ao RPet, afirmou que é fundamental compreender a importância dos cuidados relacionados aos protetores solares para cães e gatos.

Ela ressalta que esses produtos desempenham um papel crucial ao proteger os animais contra os efeitos negativos dos raios ultravioletas.

Daniela também destaca que a necessidade de proteção é especialmente relevante para animais de estimação de pelagem clara e com menos pelos. Ela indica que esse exame deve ser constante e pode até incluir a necessidade de evitar a exposição direta ao sol.

É recomendado, portanto, aplicar o protetor solar nos locais em que os animais não possuem proteção natural. Tais como no focinho, nas orelhas e nas regiões com menos pelos na barriga, que são os locais mais comuns para a aplicação.

A especialista exemplifica que, caso o animal fique exposto ao sol e apenas uma parte do corpo fique sem pelos, é nesse ponto que o protetor deve ser aplicado.

O uso do filtro solar para animais segue princípios semelhantes aos dos humanos, conforme informou a veterinária, para evitar danos causados pela exposição solar.

Além disso, ela destaca que os animais de estimação que saem para passear devem utilizar o protetor diariamente, da mesma forma que aqueles que ficam expostos ao sol apenas em varandas ou áreas externas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.