ProUni 2023: Como consultar a classificação parcial e entender a nota de corte

Classificação parcial do candidato está disponível a partir desta quarta-feira, 1º.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal que visa oferecer bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior para candidatos que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir desta quarta-feira, 1º de março, está disponível a classificação parcial de cada candidato no ProUni 2023.

O que é a classificação parcial do ProUni?

A classificação parcial do ProUni é a posição do candidato em relação aos seus concorrentes diretos, ou seja, aqueles que selecionaram as mesmas opções (curso, turno, instituição de ensino e modalidade de concorrência) durante a inscrição. Esse ranqueamento é feito considerando a média de notas do Enem dos candidatos, em ordem decrescente, e levando em conta a lista de prioridade do programa.

Como acessar a classificação parcial do ProUni 2023?

Para acessar a classificação parcial do ProUni, o estudante precisa entrar na página de inscrição no site do Ministério da Educação (MEC) e verificar a sua inscrição. A classificação parcial é atualizada uma vez por dia até o término das inscrições, em 3 de março. A partir dela, o candidato pode acompanhar a sua posição em relação aos demais concorrentes e, assim, avaliar suas chances de conseguir a bolsa de estudos.

Posso mudar de curso ou de universidade?

Sim, o candidato pode mudar de curso e de universidade durante o período de inscrições do ProUni, que vai de 28 de fevereiro a 3 de março. Essa é uma estratégia que pode ser usada caso o candidato perceba que a sua posição na classificação parcial não seja suficiente para conseguir a bolsa de estudos em determinado curso e universidade.

Nessa situação, o estudante pode procurar outra instituição de ensino em que as chances são maiores.

O que é a nota de corte?

A nota de corte do ProUni é a menor nota que um estudante precisa ter para conseguir se classificar no processo seletivo. É a pontuação tirada no Enem pelo último candidato que foi pré-selecionado, em determinado curso, para ganhar uma bolsa de estudos pelo programa.

A nota de corte considera somente os candidatos que escolheram as mesmas opções de curso, turno, faculdade, campus e modalidade de concorrência. Por isso, ela pode variar de um turno para outro ou de uma universidade para outra.

O que preciso para me inscrever no ProUni?

Para se inscrever no programa, é preciso ter média das cinco notas do Enem (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação) igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.