Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória em 2022

Fique por dentro dos detalhes para não ter problemas com o pagamento do seu benefício

A prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória em 2022. O procedimento é obrigatório desde 2012 e tem como intuito evitar fraudes e pagamentos indevidos. Porém, a estratégia foi suspensa por causa da pandemia de Covid-19, durante os meses de março de 2020 a maio de 2021, a fim de evitar a contaminação das pessoas.

Passado o período de suspensão, a prova foi retomada em junho, mas houve nova suspensão em outubro. Atualmente, para o ano 2022 voltou à obrigatoriedade. Veja os detalhes da prova de vida do INSS para não ter bloqueio nem suspensão do seu benefício!

Leia mais: Aposentadoria: Veja 9 benefícios que talvez você não conheça!

Segundo o Instituto, por volta de 3,3 milhões de beneficiários devem fazer a prova de vida correspondente a 2021 entre os meses de janeiro e abril. A partir de fevereiro os pagamentos vão começar a ser suspensos.

Como fazer a prova

Se você é um dos milhões de segurados do INSS que vão fazer a prova, se dirija ao banco onde recebe o pagamento do seu benefício. O procedimento pode ser realizado nos caixas eletrônicos através da biometria, ou então nas agências bancárias. Além disso, alguns bancos oferecem, ainda, a opção no aplicativo ou no internet banking.

No caso de biometria facial devidamente cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é possível fazer a prova de vida no aplicativo Meu INSS.

Como fazer a prova em domicílio?

Para pessoas idosas a partir de 80 anos, ou com cidadãos com dificuldade locomoção, existe a possibilidade de fazer a prova em casa. É necessário agendar um horário por meio do telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

E para quem está fora do Brasil?

Em tal caso o INSS publica um calendário específico para as pessoas que moram fora do Brasil, com orientações e prazos diferenciados. Nesse sentido, o beneficiário pode fazer a prova nas representações diplomáticas ou em consulares brasileiras.

Calendário

O INSS criou um calendário baseado no mês de nascimento dos beneficiários com o propósito de evitar aglomerações nas agências. Assim, o cronograma ficou dessa forma:

Agora que você já sabe as regras e as datas, aguarde sua vez e não deixe de fazer a prova!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.