Evite guardar esses alimentos na geladeira se você quer ser mais saudável
Certos alimentos, ao invés de durarem mais tempo na geladeira, podem ser degradados mais rapidamente.
A geladeira é o principal aliado da conservação de alimentos em uma residência. Porém, em certos casos, esse eletrodoméstico também pode reduzir os níveis de micronutrientes – especialmente vitaminas – e o período de conservação de certos cereais, leguminosas e frutas. Por isso, confira quais alimentos devem ficar fora da geladeira.
Leia mais: Nunca de estômago vazio: esses alimentos são PROIBIDOS no desjejum
Casos em que a geladeira não é uma aliada
Proteínas como a carne e frango devem ser conservadas em baixas temperaturas, no freezer, para que não apresentem risco de contaminação biológica. No entanto, há certos alimentos que não suportam a umidade, ou aqueles em que baixas temperaturas causam reações químicas que alteram suas vitaminas, empobrecendo nutricionalmente aquela comida. Por esse motivo, confira os casos em que a geladeira não é uma aliada:
Pão
Algumas pessoas costumam guardar o pão na geladeira pois acreditam que o alimento será conservado por mais tempo. No entanto, o recomendado é consumir o pão em até 3 dias – independente de onde é armazenado. Porém, quando ele está na geladeira, há importantes alterações no sabor e na textura. O ideal é armazená-lo em sua embalagem original, devidamente fechada e em local seco e arejado.
Café
Amantes de café costumam perceber quando ele apresenta alguma alteração sensorial. Para conservar seu aroma e sabor, ele precisa ser armazenado sem contato com o ar e com a umidade. Dessa forma, quando está na geladeira – especialmente com a embalagem mal fechada – o pó perde sabor e o café sai mais fraco, por consequência. Assim, armazene o café sempre em uma embalagem com tampa.
Alho e cebola
Embora muitas pessoas optem por armazenar o alho e a cebola na fruteira da geladeira, ou seja, na caixa que geralmente fica na parte inferior, esses ingredientes não devem ter contato com a umidade, pois fungos podem se proliferar neles. Além do risco biológico, ambos perdem sabor e textura nessas condições.
Tomate
Algumas pessoas acreditam que, por ser rico em água, o tomate precisa ser armazenado na geladeira, mas isso não é verdade. Quando submetido à baixas temperaturas e alta umidade, o tomate reduz o seu tempo de conservação, apodrecendo mais rápido. Além disso, o seu sabor, que já é suave, fica ainda mais fraco. O ideal é armazenar em uma fruteira externa, em local arejado.
Comentários estão fechados.