Quais celulares são compatíveis com 5G? Veja se o seu está na lista

Modelos oferecem benefícios mais sofisticados na geração de internet móvel.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou 231 produtos compatíveis com a tecnologia 5G. A maioria deles é capaz de operar no padrão standalone, conhecido como “5G puro”. Contudo, há modelos que ainda empregam a infraestrutura do 4G.

O processo de homologação pode resultar em registros duplicados, o que ocorre quando fabricantes estrangeiros têm múltiplos representantes no Brasil. Cada um solicita uma homologação individual, o que eleva o número de produtos certificados.

Com a certificação, 219 smartphones de 24 marcas estão autorizados a operar com a rede 5G no Brasil. Tal processo assegura que apenas aparelhos com as especificações necessárias estejam disponíveis no mercado nacional.

Smartphones no Brasil já estão equipados com tecnologia 5G – Imagem: reprodução/Its Outsider/Unsplash

Modelos homologados

Entre os modelos de celulares certificados, destacam-se marcas renomadas no mercado de tecnologia. Confira alguns dos modelos disponíveis:

  • Motorola Moto G34;

  • Samsung Galaxy A15

  • Redmi Note 13;

  • Motorola Moto G84

  • Samsung Galaxy A55

  • Poco X6 Pro;

  • Realme 12 Pro Plus;

  • Poco F6;

  • Samsung Galaxy S24;

  • Apple iPhone 15.

Impacto do 5G na conectividade

A tecnologia começou a ser implementada no Brasil em 2022. Com o passar do tempo, vários modelos foram lançados no país com esse recurso, capaz de disponibilizar diversas vantagens aos consumidores.

O avanço para o 5G traz melhorias significativas na velocidade e latência da conexão. Isso possibilita aplicações inovadoras, como carros autônomos e cirurgias remotas. A nova infraestrutura também elimina o compartilhamento de recursos com o 4G.

Comparação com tecnologias anteriores

Infraestrutura

4G

5G DSS (com compartilhamento dinâmico do espectro)

5G NSA (non-standalone)

5G SA (standalone)

Antenas

maiores e frequências dedicadas ao 4G

compartilha antenas e faixas do 4G

antenas menores usam frequência de 5G

dedicados ao 5G

Velocidade

21,6 Mbps

51,7 Mbps

até 10 Gbps

potencial de até 10 Gbps

Latência

50 ms

50 a 60 ms

1 a 10 ms

60 ms

Com o progresso da tecnologia, as antenas e as frequências agora são específicas para o 5G, o que proporciona um aumento considerável na velocidade e menor tempo de resposta.

Em suma, a transição para o 5G promete revolucionar a comunicação móvel, e a certificação desses dispositivos pela Anatel garante que os consumidores brasileiros possam aproveitar ao máximo as vantagens de tal tecnologia emergente.

A expectativa é que o uso do 5G impulsione avanços em diversas áreas, com transformações na forma como interagimos com a tecnologia no dia a dia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.