Quais locais irão passar dos 45 °C? Veja quando termina a nova onda de calor
Brasileiros terão que lidar com uma nova onda de calor que chega ao país. Desta vez, as temperaturas poderão atingir recordes históricos.
As temperaturas já ultrapassaram os 40 °C em algumas cidades do Ceará, Piauí e do Mato Grosso do Sul. A previsão é de que até o final de semana, as temperaturas aumentem gradativamente. No domingo (12), o calor se fará presente em mais cidades brasileiras, principalmente no interior paulista, Triângulo Mineiro, Goiás, Tocantins, Espírito Santo, Bahia e extremo norte do Paraná. A expectativa é de que os termômetros ultrapassem dos 40 °C.
Veja também: Virou deserto! Nova onda de calor fará termômetros atingirem 47 °C
Já na próxima semana, o calor será ainda maior. Assim, as maiores temperaturas serão registradas pós o feriado do dia 15 de novembro, entre os dias 16 e 17. “Temperaturas entre 40 °C e 43 °C em muitas regiões do Brasil, com pico entre 44 °C e 45 °C em pontos do Mato Grosso do Sul e noroeste de São Paulo”, afirmou o boletim climático divulgado pelo Climatempo.
Quando a onda de calor irá acabar?
A Climatempo indica que há previsão para que temperaturas recordes sejam registradas para o mês de novembro e até mesmo para os demais meses em diversas capitais. Além disso, outro ponto é a abrangência e a duração da onda de calor, visto que ela ainda não é possível saber com exatidão o dia em que ela acaba.
Nesta sexta-feira (10), a cidade de São Paulo terá uma breve redução no calor devido a uma frente fria que vem da região Sul. No entanto, o fim de semana irá terminar com temperaturas acima dos 30 °C. “Os modelos numéricos de previsão do tempo têm estimado valores de temperatura em torno de 37°C para este domingo, 12 de novembro”, informa o boletim.
Chuvas na Região Sul
Enquanto a maioria do país sofre com o tempo seco e altas temperaturas, um ciclone atinge no Sul do Brasil. Nesta sexta (10), a previsão indica pancadas de chuva em toda a região, com intensidade de moderada a forte. No leste do Paraná e de Santa Catarina, a chuva acontecerá de forma mais isolada.
Já no sábado (11), a formação de uma frente fria em junção com o ciclone irá intensificar as instabilidades dos estados do Sul. Segundo a Climatempo, o ciclone não é tão forte quanto os últimos que atingiram a região, porém podem chegar a qualquer momento do dia. As condições são esperadas “especialmente na Campanha Gaúcha e no litoral sul do estado do Rio Grande do Sul”.
Comentários estão fechados.