Dançar vai muito além da música

Dançar é uma ótima maneira de se sentir ativo e se divertir. Benefícios contribuem para melhora da saúde mental.

Para quem está buscando uma atividade física e quer ter saúde mental saudável, dançar pode ser uma ótima escolha. Isso porque, entre os benefícios da dança, estão a melhora da saúde física e, principalmente, emocional. Na lista abaixo, você pode conferir os benefícios da prática da dança.

Benefícios físicos

Dançar é colocar o corpo em movimento. Assim, a dança é uma ótima maneira para obter saúde física.

Melhora da flexibilidade

O primeiro benefício da dança é a melhora da flexibilidade, além da redução da rigidez corporal. O corpo se torna mais maleável ao aprender a balançar no ritmo da música.

Redução de peso

Sabe quando a camisa fica bastante suada após um treino de dança? Esse gasto calórico das aulas contribui para a redução de peso.

Melhora da saúde cardiovascular

Ter um coração forte e saudável pode te ajudar a viver mais tempo. Por isso, a dança é uma ótima maneira para melhorar a saúde cardiovascular, aumentar a capacidade respiratória e ter mais qualidade de vida.

Benefícios psíquicos

Além dos benefícios físicos, a dança é repleta de benefícios psicológicos, que contribuem para a melhora do bem-estar, em razão da liberação dos hormônios de prazer, como a dopamina e a serotonina.

Alívio do estresse

O cotidiano estressante de boa parte dos adultos pode ser aliviado com pequenas sessões de dança, seja em grupo, casal ou sozinho. Assim, depois de um dia cansativo, se exercitar com a dança pode reduzir os níveis de estresse.

Redução da depressão

O aumento da energia proporcionada pelas atividades de dança contribui para a liberação de neurotransmissores que ajudam a reduzir os índices de depressão. Dopamina e serotonina são alguns deles.

Melhora da confiança e da autoestima

Independentemente da idade, ser capaz de fazer coreografias de dança aumenta a autoconfiança e a autoestima. Para pessoas com problemas crônicos de saúde, a dança ajuda a manter a doença sob controle.

Expressar-se livremente, liberar energia e ter disciplina são outros benefícios da dança.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.