Tâmara: 6 benefícios dessa fruta rica em nutrientes

Veja as vantagens de se consumir tâmaras no seu dia a dia.

As tâmaras são uma das frutas mais doces que existem, geralmente vendida na forma seca, elas podem ser consumidas cruas ou podem ser utilizadas para substituir o açúcar em receitas de sobremesas. A sua composição se dá principalmente por carboidratos e contém várias vitaminas e minerais, como vitaminas A, C, complexo B e antioxidantes. Confira a seguir alguns benefícios dessa fruta!

Leia mais: Benefícios das bananas: fruta pode ajudar na saúde dos ossos, coração e muito mais

Benefícios da tâmara para o nosso corpo

As tâmaras são consideradas um alimento denso em nutrientes com importantes benefícios para a saúde. Esta fruta também possui propriedades antibacterianas, anti tumorais e imunomoduladoras.

  • Regula o funcionamento do intestino

As tâmaras contribuem para o bom funcionamento do intestino por serem ricas em fibras, essenciais para fazer o intestino funcionar bem e prevenir a prisão de ventre. Além disso, essas substâncias também proporcionam saciedade e ajudam no controle do peso.

  • Boa fonte de energia

Por ser uma fruta rica em carboidratos: 100 gramas desta fruta tem uma média de 314 calorias, as tâmaras são uma excelente fonte de energia. Desse modo, até foi pesquisado que serve como uma ótima opção pré-treino.

  • Ajuda os músculos

Promove o desenvolvimento de massa magra por ser uma fruta fonte de potássio e magnésio, que são minerais necessários para a contração dos músculos.

  • Fortalece o sistema imune

As tâmaras ajudam a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças, pois tem em sua composição zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes que ajudam a fortalecer as defesas do organismo.

  • Previne a anemia

Por conter ferro, ajuda a combater o desenvolvimento da anemia. Dessa forma, o consumo regular desta fruta ajuda a transportar oxigênio para as células do corpo, prevenindo a doença. Além disso, a falta deste mineral pode levar a fadiga extrema, articulações inchadas e pele pálida, entre outros sintomas.

  • Reduz o estresse

A tâmara também ajuda a relaxar e reduzir a tensão porque é uma fonte de magnésio. Dessa forma, este mineral está envolvido na produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar da saúde. A fruta ainda contém triptofano, ajudando a liberar serotonina e melatonina, um hormônio do sono.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More