Vilão ou mocinho? Conheça os efeitos do abacaxi na saúde

O abacaxi é uma fruta controversa, pois ao mesmo tempo em que apresenta benefícios, possui alguns efeitos ruins para a saúde.

O abacaxi é uma fruta riquíssima em nutrientes como vitaminas e minerais, além de compostos bioativos. No entanto, seu consumo pode causar alguns malefícios em determinadas situações. Pensando nisso, listamos quais os efeitos do abacaxi na saúde. Acompanhe a leitura para entender melhor as possíveis consequências de ingerir este alimento.

Leia mais: A melhor e mais fácil receita de cocada de leite moça

Efeitos do abacaxi na saúde – Vilão ou mocinho?

Listamos tanto os benefícios quanto os possíveis malefícios relacionados ao consumo do abacaxi. Sendo assim, após a leitura deste material, você vai saber exatamente quais são os motivos para comer essa fruta e em quais situações ela deve ser evitada.

  • Melhora a digestão

O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que ajuda na digestão. Você certamente já foi num churrasco onde usaram molho de abacaxi para amaciar a carne, não é? Isso é feito justamente pelo efeito da bromelina na quebra das proteínas.

  • Fortalece a imunidade

O abacaxi é rico em compostos antioxidantes e em vitamina C, por isso fortalece o sistema de defesa do organismo e é ótimo para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados. Se você deseja potencializar sua imunidade, pode confiar nessa fruta!

  • Previne o câncer

Graças à sua composição rica em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e anti-inflamatórios, o abacaxi é um potente aliado na prevenção a diversas doenças. Entre elas, estão alguns tipos de câncer, como o câncer de garganta, estômago e cólon, por exemplo.

  • Pode ser tóxico

Doses excessivas de bromelina e de vitamina C podem ser tóxicas para algumas pessoas, causando vômitos, erupções cutâneas, diarreia e até mesmo sangramentos, o que faz com que gestantes precisem moderar o consumo de abacaxi.

  • Pode gerar sensibilidade na boca

Apesar da bromelina ter efeitos positivos para a digestão, o excesso dessa enzima pode causar sensação de dormência ou sensibilidade na boca. Algumas pessoas são mais sensíveis a esse efeito do que outras, então é bom consumir o abacaxi com moderação.

  • Alérgicos a látex não devem consumir

Caso você ainda não saiba, o abacaxi é uma fonte de látex, material que dá origem às borrachas naturais. O problema é que algumas pessoas são alérgicas a essa substância. Dessa forma, o consumo de abacaxi pode causar urticária intensa e inchaço local.

Agora você já sabe tanto os benefícios quanto os efeitos nocivos do abacaxi. A partir disso, o segredo é a moderação no consumo e saber se você possui algum tipo de alergia ou está em algum momento específico (como no caso de gestantes).

você pode gostar também

Comentários estão fechados.