O que o consumo de corantes artificiais pode trazer para saúde?
Venha descobrir as consequências do consumo frequente de corantes artificiais para a saúde humana.
Na indústria alimentícia existem os chamados corantes artificiais – estes são utilizados para realçar determinadas cores em um alimento, como nos sorvetes. Dentre eles, existem os permitidos por lei e os não permitidos. Portanto, no artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre quais os efeitos dos corantes artificiais, além de explicar a diferença entre esses subgrupos.
Leia mais: ESSES aditivos alimentares são proibidos no mundo e usados no Brasil
O que o consumo de corantes artificiais pode trazer para saúde?
Entre os permitidos e os proibidos, existem dois tipos de corantes: natural e o artificial. O primeiro, denominado de corante natural, é extraído de fontes naturais – frutas, verduras e oleaginosas. Já os corantes artificiais, são aqueles extraídos de substâncias artificiais e dentre esses grupos de corantes, existem aqueles que são permitidos por lei e os que não são.
Os corantes permitidos são aqueles que não causam nenhum malefício à saúde, como aqueles que são usados nos sorvetes, gelatinas, bolos e entre outros. Apesar de não fazerem diretamente mal à saúde, é importante que os consumidores se atentem aos rótulos dos alimentos. O ideal é sempre optar pelos corantes naturais, visto que, estes são extraídos de fontes naturais e nutritivas.
Corantes proibidos
Ademais, há os corantes que não são permitidos por lei, devido ao fato de que estes podem causar maléficos à saúde – alergias, dores abdominais, dor de cabeça, bronquite, predisposição a alguns tipos de câncer. Tais corantes artificiais estão sendo apontados como causa do agravamento de distúrbios comportamentais em crianças – como a hiperatividade.
Uma parte desses estudos não possuem evidências suficientes e por isso, não é possível afirmar que realmente determinados corantes alimentares são inseguros. Entretanto, em outros casos, como o do corante artificial Vermelho 3, existem estudos suficientes que comprovam que eles dão uma maior predisposição ao câncer de tireoide e fazem mal à saúde.
Comentários estão fechados.