Frutas ideais para os diabéticos: veja quais são

As frutas são ótimas opções para os diabéticos incluírem em suas dietas. Confira quais são as mais indicadas.

Muitas pessoas pensam que diabéticos precisam evitar todos os tipos de açúcar, até mesmo o que é natural das frutas, mas não é bem assim. Uma variedade de frutas pode ajudá-los a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzir a gordura em sua dieta, diminuir a pressão arterial e ainda auxiliar no controle de peso.

Por isso, confira a seguir quais são as frutas ideais para quem tem diabetes.

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As frutas são excelentes para diabéticos

De acordo com a American Diabetes Association (ADA), as frutas são uma parte saudável de qualquer plano de refeições para diabéticos. A associação recomenda consumir qualquer fruta, seja ela fresca, congelada ou até mesmo enlatada.

No entanto, se você escolher consumir as versões enlatadas, evite essas opções que contém adição de açúcar. Assim, busque ler as descrições e escolha aquelas que dizem ser “sem açúcar”, “sem adição de açúcar” ou “embalado em seu próprio suco”. Nunca compre frutas enlatadas que afirmam conter xarope e caldas açucaradas.

As frutas secas também são muito nutritivas, mas tome cuidado para não exagerar (isso serve para todas as frutas e alimentos). De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, as pessoas com diabetes devem comer as mesmas porções recomendadas por dia que as pessoas sem essa condição. Isso significa consumir cerca de 1,5 a 2 xícaras de frutas por dia.

Frutas indicadas para quem tem diabetes

A ADA recomenda incluir as seguintes frutas em um plano alimentar de refeições para diabéticos:

  • Melão;
  • Nectarina;
  • Pêssegos;
  • Maçãs;
  • Damascos;
  • Abacate;
  • Amora silvestre;
  • Amoras;
  • Cerejas;
  • Uvas;
  • Peras;
  • Ameixas;
  • Framboesas;
  • Morangos;
  • Tangerinas.

Contudo, é importante ter cuidado. Prestar muita atenção ao índice glicêmico (IG) da fruta que você está comendo é uma maneira de acompanhar quais delas aumentam seus níveis de açúcar no sangue. Alimentos com IG alto podem causar um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue, assim como os alimentos e bebidas açucaradas, pão branco, batatas e arroz branco.

As frutas, por outro lado, geralmente têm um índice glicêmico baixo ou médio. Isso significa que eles se decompõem gradualmente, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue subam lentamente por um longo período de tempo.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
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