Quais são os 5 campos de experiência na BNCC?
Entenda a organização curricular da Educação Infantil baseada nos Campos de Experiência da BNCC, suas especificidades e a importância do planejamento pedagógico intencional.
Em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe uma nova abordagem para a Educação Infantil, baseada nos Campos de Experiência e nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2009. Essa proposta visa práticas pedagógicas intencionais e diversificadas, que respeitam as formas singulares de expressão e pensamento das crianças, promovendo o aprendizado e o desenvolvimento por meio de experiências enriquecedoras.
O currículo é estruturado para proporcionar aprendizagens significativas, mediadas pelos educadores, que valorizam as interações e brincadeiras como pilares do desenvolvimento infantil. O planejamento pedagógico é intencional e respeita a individualidade de cada criança, garantindo seu direito de conviver, explorar e expressar-se, fomentando habilidades, valores e a construção da identidade.
Vamos explorar como os diferentes campos de experiência se estruturam dentro da BNCC e sua relevância para o desenvolvimento infantil.
Os Campos de Experiência
1. O eu, o outro e o nós
Neste campo, as crianças vivenciam experiências sociais, reconhecem-se como indivíduos com desejos e percebem os outros ao seu redor. Isso amplia sua visão sobre os ambientes culturais e sociais, propiciando um entendimento mais profundo da diversidade humana.
2. Corpo, gesto e movimentos
Movimentos, gestos e sentidos são meios pelos quais as crianças exploram o mundo. Essas experiências favorecem a expressão pessoal e a aquisição de conhecimentos sobre si mesmas e sobre o universo ao seu redor, desenvolvendo a coordenação e a percepção espacial.
3. Traços, sons, cores e formas
A convivência com diversas manifestações artísticas e culturais enriquece o senso estético e crítico das crianças. As experiências com múltiplas linguagens permitem que elas expressem-se artisticamente, desenvolvendo um entendimento mais amplo sobre a realidade.
4. Escuta, fala, pensamento e imaginação
Desde cedo, as crianças interagem comunicativamente, desenvolvendo suas habilidades linguísticas e curiosidade sobre a escrita. Esse campo estimula a assimilação da língua materna e a compreensão das diferentes formas de linguagem escrita e orais.
5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Vivendo em diferentes contextos espaciais e temporais, as crianças exploram fenômenos naturais e sociais. Suas experiências são fundamentais para a introdução gradual ao conhecimento matemático, científico e tecnológico, promovendo um aprendizado significativo.
Divisão por Idades
A BNCC divide os objetivos de aprendizagem em três faixas etárias, considerando suas características distintas:
- Bebês: de 0 a 1 ano e 6 meses
- Crianças bem pequenas: 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses
- Crianças pequenas: 4 anos a 5 anos e 11 meses
Essas divisões são essenciais para respeitar os diferentes ritmos e necessidades de cada criança, ampliando suas possibilidades de interação e aprendizado.
Comentários estão fechados.