Quais são os 5 campos de experiência na BNCC?

Entenda a organização curricular da Educação Infantil baseada nos Campos de Experiência da BNCC, suas especificidades e a importância do planejamento pedagógico intencional.

Em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe uma nova abordagem para a Educação Infantil, baseada nos Campos de Experiência e nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2009. Essa proposta visa práticas pedagógicas intencionais e diversificadas, que respeitam as formas singulares de expressão e pensamento das crianças, promovendo o aprendizado e o desenvolvimento por meio de experiências enriquecedoras.

O currículo é estruturado para proporcionar aprendizagens significativas, mediadas pelos educadores, que valorizam as interações e brincadeiras como pilares do desenvolvimento infantil. O planejamento pedagógico é intencional e respeita a individualidade de cada criança, garantindo seu direito de conviver, explorar e expressar-se, fomentando habilidades, valores e a construção da identidade.

Vamos explorar como os diferentes campos de experiência se estruturam dentro da BNCC e sua relevância para o desenvolvimento infantil.

Os Campos de Experiência

1. O eu, o outro e o nós

Neste campo, as crianças vivenciam experiências sociais, reconhecem-se como indivíduos com desejos e percebem os outros ao seu redor. Isso amplia sua visão sobre os ambientes culturais e sociais, propiciando um entendimento mais profundo da diversidade humana.

2. Corpo, gesto e movimentos

Movimentos, gestos e sentidos são meios pelos quais as crianças exploram o mundo. Essas experiências favorecem a expressão pessoal e a aquisição de conhecimentos sobre si mesmas e sobre o universo ao seu redor, desenvolvendo a coordenação e a percepção espacial.

3. Traços, sons, cores e formas

A convivência com diversas manifestações artísticas e culturais enriquece o senso estético e crítico das crianças. As experiências com múltiplas linguagens permitem que elas expressem-se artisticamente, desenvolvendo um entendimento mais amplo sobre a realidade.

4. Escuta, fala, pensamento e imaginação

Desde cedo, as crianças interagem comunicativamente, desenvolvendo suas habilidades linguísticas e curiosidade sobre a escrita. Esse campo estimula a assimilação da língua materna e a compreensão das diferentes formas de linguagem escrita e orais.

5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Vivendo em diferentes contextos espaciais e temporais, as crianças exploram fenômenos naturais e sociais. Suas experiências são fundamentais para a introdução gradual ao conhecimento matemático, científico e tecnológico, promovendo um aprendizado significativo.

Divisão por Idades

A BNCC divide os objetivos de aprendizagem em três faixas etárias, considerando suas características distintas:

  • Bebês: de 0 a 1 ano e 6 meses
  • Crianças bem pequenas: 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses
  • Crianças pequenas: 4 anos a 5 anos e 11 meses

Essas divisões são essenciais para respeitar os diferentes ritmos e necessidades de cada criança, ampliando suas possibilidades de interação e aprendizado.

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