Alergênicos: Saiba quais os 4 alimentos que mais causam alergia
Quem tem alergia alimentar deve prestar atenção ao que consome. Fique atento aos alimentos que podem desencadear alergias.
Alimentos como ovos, leite e amendoim são a principal causa de alergias alimentares, que geram uma reação exagerada do sistema imunológico em direção aos alimentos ingeridos. Os sintomas de alergia alimentar são mais comuns em bebês e crianças, mas podem aparecer em qualquer idade. Por isso, confira agora o que é alergia alimentar e quais são os quatro alimentos mais alergênicos.
Leia mais: Experimente fazer esse suco para combater crises de alergia
Primeiro: O que é alergia alimentar?
Uma alergia alimentar se dá por uma reação exagerada do sistema imune (sistema de defesa do corpo humano) à ingestão de certas substâncias que às vezes podem estar presente em muitos produtos que consumimos.
A quantidade dos alimentos ingeridos pode ou não afetar a reação alérgica nas pessoas. Algumas delas apresentam sintomas mesmo quando a porção consumida é muito pequena.
No entanto, há diferença entre alergia alimentar e intolerância. No caso da reação alérgica, o corpo reconhece a substância como agressiva e reage contra o próprio organismo. Já a intolerância é caracterizada pelo fato de haver dificuldade no momento de digerir alguns ingredientes específicos. A alergia, normalmente, é muito mais grave e pode até levar à óbito.
4 alimentos que são alergênicos
- Amendoim
Uma alergia ao amendoim pode causar sintomas como coceira na pele, manchas vermelhas, formigamento na garganta, boca inchada, nariz escorrendo ou entupido e, em alguns casos, náusea.
Para pessoas com alergias alimentares, mesmo sendo casos leves, deve-se tomar cuidado com esse alimento e seus derivados, pois esse é um dos alergênicos mais comuns que causam sintomas.
- Frutos do mar
Frutos do mar, também chamado de mariscos, estão entre as fontes de alergias mais perigosas, causando sintomas como vômitos, diarreia, indigestão, coceira no corpo, dificuldade para engolir, palidez e outros. Portanto, para pessoas que já sofrem com alergia alimentar, recomenda-se retirar esses alimentos da dieta.
- Ovo
As alergias ao ovo podem aparecer na infância ou na idade adulta, causando sintomas como coceira na pele com inchaços vermelhos, além de dificuldades respiratórias e dor de estômago.
- Leite de vaca
A grande maioria dos casos de alergia ao leite de vaca desenvolve-se durante o primeiro ano de vida, e esses indivíduos frequentemente desenvolvem alergia ao leite de outros animais, como cabras, por exemplo. O sintoma mais comum é a diarreia, porém podem ocorrer também indigestão e vômitos.
Por isso, recomenda-se que os produtos que possam incluir leites animais, principalmente o de vaca, sejam suspensos, mesmo que estejam em forma de pó. Se uma criança desenvolve uma alergia ao leite animal, o pediatra recomendará a melhor fórmula para substituí-lo.
Comentários estão fechados.