Saiba quais são os comandos realizados pelo subconsciente
Freud foi o primeiro a sistematizar a teoria do inconsciente e o modo com o qual ele comanda o nosso corpo. Entenda!
A definição de subconsciente é aquilo que nos fornece significado das nossas interações com o mundo, a partir de hábitos e crenças. Assim, alguns pesquisadores já comprovam que 95% de alguns comandos do nosso cérebro são realizados pelo subconsciente.
Entender em que medida o subconsciente se faz presente nos nossos comandos é uma maneira de entender racionalmente diversas ações que realizamos. Então, quer saber mais? Acompanhe a leitura.
Veja mais em: Inconsciente vs Subconsciente: Entenda o que significam e a diferença entre eles
O subconsciente
O conceito de subconsciente e inconsciente são muito semelhantes. Apesar de outros pesquisadores já terem falado de um lado inconsciente do ser humano, Freud foi um dos primeiros a popularizar esses conceitos na idade contemporânea.
O inconsciente é uma dimensão que não é acessível ao nosso consciente. Então, para ele, além do consciente, há em nós um domínio do aparelho sensível, este algo oculto, que atua sobre nós interferindo no nosso eu. Um processo psíquico cuja existência precisamos supor.
O subconsciente, por sua vez, se comunica constantemente com o nosso inconsciente. O subconsciente nos ajuda a compreender o mundo, uma vez que ele fornece o significado de todas as interações com o mesmo, comunicando através das emoções, sentimentos, imaginações e sonhos.
Algumas ações do subconsciente
Sonhos: Como o próprio Freud já analisava, os sonhos são parte do nosso subconsciente. Para ele, os sonhos expressam desejos do sonhador e uma janela para as memórias captadas na infância que foram reprimidas.
Ficar de pé: A simples atividade de ficar em pé que é parte do consciente também possui a presença do subconsciente agindo. O sistema nervoso age de modo a não permitir uma queda abrupta de pressão que poderia nos levar a queda.
Ele não dorme: O subconsciente está sempre ativo, mesmo quando estamos dormindo. Desse modo, enquanto dormimos, o sistema nervoso permanece ligado, controlando nossas funções vitais. Por fim, os batimentos cardíacos, a respiração e a digestão também permanecem ativas nas horas de sono.
Comentários estão fechados.