Não é só culpa da bebida: Conheça os outros motivos que te fazem ficar de ressaca

Há outros fatores além da bebida que influenciam na ressaca. Entenda.

Sair para beber com os amigos é uma das atividades mais comuns atualmente. Afinal, esquecer os problemas por um momento e se divertir com a galera é um alívio e tanto. Porém, o que vem no outro dia às vezes não é lá muito agradável, já que muitos sofrem com a famosa ressaca. Embora ela aconteça devido ao exagero na bebida, esse não é o único fator. Então, confira agora quais são os motivos que dão ressaca.

A ressaca e seus influenciadores

A ressaca é nada mais nada menos que uma reunião de sintomas, tanto mentais quanto físicos, que ocorrem em virtude do exagero no consumo de bebidas alcoólicas. Uma pessoa de ressaca passa a desidratar-se bastante, além de sobrecarregar o fígado no processo de eliminação de álcool presente no sangue e alterar o funcionamento do sistema nervoso.

Entretanto, pesquisadores conduziram estudos com o objetivo de entender os motivos que causam a ressaca. Com isso, obtiveram a conclusão de que o exagero no consumo de bebidas alcoólicas não é o único culpado. Então, conheça os influenciadores da ressaca que você não conhecia:

Genética

Nesse campo, a ressaca tende a ser mais potente devido à variação da enzima ALDH2, responsável por remover aldeídos tóxicos do corpo. Com isso, proteínas são acumuladas em maior quantidade, o que acaba potencializando a intensidade da ressaca.

Idade e sexo

Em relação a isso, foi possível observar que a ressaca acontece de forma mais severa em pessoas do sexo masculino, principalmente se forem mais jovens. Segundo pesquisas, homens de 18 a 25 anos são as vítimas mais comuns.

Psicológico

No que tange ao campo psicológico, pessoas que são emocionalmente negativas (com frequência), condição essa denominada neuroticismo, possuem tendência maior de sofrerem com ressacas mais fortes. Inclusive, indivíduos acometidos com estresse, ansiedade e depressão também estão sujeitos a sofrerem com ressacas graves.

Existe cura para a ressaca?

Embora haja alguns medicamentos que atuam diminuindo os seus efeitos, a ciência jamais divulgou informações acerca de uma cura para a ressaca. Além disso, os estudiosos da área afirmam que os dados coletados desses medicamentos não possuem informações o suficiente para se tirar uma conclusão mais precisa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.