Conheça os 7 tipos de amor (e o que eles significam)
Algumas pessoas não sabem, mas há diferentes formas de amor. O amor romântico é só uma delas.
O amor se manifesta na nossa vida de várias formas. Entre amigos, familiares e até mesmo o amor próprio. Todos eles são tipos de amor, segundo a filosofia. Muitos de nós sonhamos acordados com o amor para a vida inteira, no entanto, essa ideia romântica de amor é moderna. Assim, há muitas outras formas de amar, pensando nisso, preparamos este artigo para que você saiba quais são os tipos de amor.
Leia mais: Confira os benefícios de um amor saudável
Diferentes tipos de amor
Você certamente conhece a frase de autoria do escritor brasileiro Machado de Assis na qual ele afirma que a maneira de amar pouco importa e o que é fundamental é que se saiba amar. Saber isso é essencial quando se trata de amor, porque há diferentes formas de amar e ficar preocupado apenas com um tipo de amor pode fazer com que você negligencie os outros, que também são importantes para uma vida plena e feliz. Conheça os tipos.
1. Ágape
Considerado o amor universal, é o amor altruísta, que se preocupa com o bem estar do próximo. Não depende de relação de parentesco e normalmente contribui positivamente para a saúde mental de quem experimenta, seja através de caridade ou cuidado com o planeta.
2. Armazenamento
É uma espécie de amor relacionada aos pais e filhos. É aquele afeto que nasce a partir da relação de familiaridade e dependência com alguém e pouco depende das qualidades do indivíduo.
3. Eros
É o amor romântico e apaixonado e se relaciona com a construção moderna do amor romântico, no qual há um par perfeito ou alma gêmea para todos. É um dos mais apreciados pelas pessoas.
4. Ludus
É um amor descompromissado e divertido. Costuma envolver danças, flertes e até mesmo a sedução. São casuais e pouco complicados, com foco na diversão e, às vezes, na conquista sem amarras.
5. Philia
Sinônimo de amor amigo, a philia é conhecida desde a antiguidade grega. Esse tipo de amor pode estar associado a confiança, companheirismo e confiabilidade. Normalmente, envolve reciprocidade e estado de vulnerabilidade para poder se abrir e contar segredos.
6. Philautia
É o amor próprio. Muitas vezes considerado como autoestima, refere-se ao nosso próprio valor. É preciso não confundir com arrogância ou como aquele que se vê superior a todo mundo.
7. Pragma
É o amor que se funda na razão ou no senso de dever. Se relaciona com os objetivos de longo prazo. Aqui, o desejo sexual está em segundo plano e objetivos e qualidades pessoais são valorizados, como nos casamentos que são arranjados por famílias em algumas culturas.
Comentários estão fechados.