Existe uma cor mais popular de todas?

A depender da região uma cor pode ser a favorita, ao passo que o gênero também pode incidir sobre as preferências.

Estudiosos de comunicação e psicologia estão sempre se perguntando qual a cor mais popular. Afinal, essa resposta conseguiria estimular a produção de mercadorias nas tonalidades certas para vender mais. Entretanto, responder esse questionamento não é uma tarefa nada fácil e envolve muitos desafios.

Leia Mais: Os efeitos da cor amarela nas pessoas, segundo a psicologia das cores

A variação nas preferências

Uma coisa que não podemos negar é que as nossas opiniões e gostos sempre mudam de acordo com o passar do tempo. Isso porque as novas vivências serão responsáveis por nos dar novas perspectivas sobre quem somos e do quê gostamos.

Assim, diversas pesquisas que já mostraram que uma cor era a mais popular durante um tempo, precisaram reconhecer que com o tempo houve mudança. No entanto, ainda assim é possível encontrar alguns padrões nessas respostas.

Para começar, é comum que as cores favoritas e populares variem de acordo com os povos. Isso porque vivências semelhantes acabam culminando em gostos parecidos. Inclusive, o mesmo acontece quanto à faixa de idade e classe social.

Com isso, os pesquisadores notam que existe um comportamento social presente até na hora de escolhermos nossa cor preferida. Certamente isso faz com que nos perguntemos se o que de fato consideramos como favorito realmente é!

Azul é a cor mais popular?

Se fossemos calcular uma média, certamente poderíamos dizer que azul é a cor mais popular. Em parte isso pode ser resultado de morarmos em um planeta de céu e mares azuis que sempre vemos. Por outro lado, não podemos esquecer que existe aqui um fator de gênero também.

Essa pesquisa do Archives of Sexual Behavior mostra que a maioria dos pais escolhem azul para representar seus filhos meninos. Com isso, o azul também acaba sendo a cor mais predominante entre os homens.

Portanto, podemos voltar mais uma vez para a discussão sobre como os nossos gostos e preferências são influenciados pela cultura! Embora também não possamos descartar que nós temos nossos gostos de acordo com o que sentimos e pensamos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.