Qual a diferença entre Mar e Oceano?

Profundidade, área e vida marinha diferenciam os oceanos dos mares.

0

Um oceano é uma vasta e contínua estrutura de água salgada que abriga quase 70% da superfície total da Terra, enquanto um mar é um grande corpo de água salgada que ocupa uma parte maior da superfície da terra, mas é menor que um oceano.

A diferença entre os dois corpos de água é resumida em termos de profundidade, área e vida marinha.

Profundidade

Como dito anteriormente, os oceanos são grandes corpos de água, existem cinco oceanos diferentes. O Oceano Pacífico é o maior, com uma profundidade de cerca de 10.924 metros, e o Oceano Ártico é o menor com uma profundidade de 5.625 metros.

Os cinco oceanos se juntam para formar um grande corpo de água salgada comumente conhecido como oceano mundial, que tem uma profundidade média de 3.688 metros.

Por outro lado, existem diferentes tipos de mares, sendo os mais comuns o Mar Mediterrâneo, o Mar Báltico, o Mar do Norte, o Mar de Bering e os Mares Vermelho e Amarelo.

Os principais mares são o Mar do Caribe, o Mar do Sul da China e o Mar Mediterrâneo. O Mar do Caribe é o mar mais profundo com uma profundidade aproximada de 6.946 metros.

Área

Os oceanos são os corpos de água mais proeminentes no planeta Terra, com uma área total média de 361.900.000 quilômetros quadrados. O maior oceano é o Oceano Pacífico, que cobre uma área de 60.060.700 milhas quadradas, enquanto o menor oceano (Oceano Ártico) cobre uma área de 5.227.000 milhas quadradas.

Por outro lado, o maior mar, que é o Mar Mediterrâneo, tem uma área de 1.144.800 milhas quadradas, uma área menor que a do menor oceano. Assim, essa variação na área indica que os mares são menores que os oceanos.

Vida marinha

As plantas e animais que existem nas águas salgadas (oceanos e mares) são os que compõem a vida marinha. A distância da costa do oceano ou do mar e suas profundezas impactam intensamente a quantidade e na biodiversidade de plantas aquáticas e criaturas marinhas que existem lá.

Uma vez que os mares estão permanentemente ao redor da terra, a existência de vida aquática é abundante, mas este não é o caso dos oceanos. Os oceanos são mais profundos que os mares e mais distantes da terra, reduzindo assim a vida aquática neles.

As formas de vida básicas que existem nos oceanos incluem plânctons microscópicos, bactérias e camarões. Os mares suportam uma grande parte da vida marinha, uma vez que a luz solar penetra profundamente, permitindo a realização da fotossíntese.

Os oceanos raramente suportam a vida marinha, uma vez que são mais profundos do que os mares e, assim, a luz solar não penetra o suficiente na superfície para permitir a realização da fotossíntese.

Principal Diferença

Em conclusão, a principal diferença entre os oceanos e mares é que os oceanos são corpos de água salgada massiva que existem na superfície da Terra, enquanto os mares são vastas águas salgadas que estão conectadas ou não conectadas ao oceano.

Os termos oceanos e mares são frequentemente usados ​​de forma intercambiável, já que quase significam a mesma coisa. É, portanto, necessário notar essas diferenças ao falar sobre mares e oceanos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.