O arroz integral é melhor que o branco? Confira as principais diferenças nutricionais
Saiba diferenciar as propriedades nutricionais dos diferentes tipos de arroz.
Existem alguns alimentos que possuem diferentes versões, por exemplo, o leite pode ser integral, semidesnatado ou desnatado, assim como o arroz, que pode ser integral, parboilizado ou branco. Todas estas classificações geram muitas dúvidas no imaginário popular, por isso, hoje iremos te contar qual a diferença entre o arroz branco e o integral.
Leia mais: São descobertos novos benefícios do chá verde para a saúde
Diferenças principais entre o arroz branco e o integral
Antes de mais nada, é importante destacar que esses não são os únicos tipos de arroz, embora sejam os mais consumidos no Brasil, existem ainda o arroz vermelho, negro, arbóreo, entre outros. Cada um deles possui uma composição nutricional diferente.
Em relação ao arroz integral e o branco, as diferenças nutricionais ocorrem devido ao nível de processamento desses alimentos. Enquanto o arroz integral passa por pouquíssimos processos após a colheita e por isso retém mais nutrientes, o arroz branco passa por um processo de polimento e por isso apresenta menos nutrientes.
Diferenças entre a composição nutricional do arroz branco e do integral
De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), 100g de arroz integral cozido contém 25,8g de carboidratos e 2,7g de fibras. O arroz polido (branco) cozido, por sua vez, conta com 28,1g de carboidratos e 1,6g de fibras em 100g.
Esses dois tipos de arroz também apresentam diferenças em relação à quantidade de vitaminas do complexo B, potássio e manganês, mas a principal diferença entre eles está na quantidade de fibras, pois o polimento do arroz remove grande parte delas.
O arroz branco não deve ser consumido?
Muitas pessoas acreditam que o arroz branco não deve ser consumido e acabam fazendo terrorismo nutricional contra esse alimento. Bem, o arroz branco faz parte do hábito alimentar de milhões de pessoas e pode perfeitamente fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável.
Em algumas situações o arroz integral realmente é mais recomendado, como no caso de pessoas diabéticas, que precisam de uma ingestão maior de fibras, ou no caso de pessoas que querem perder peso, uma vez que as fibras aumentam a saciedade e, consequentemente, mantém a pessoa sem a sensação de fome por mais tempo.
Comentários estão fechados.