Qual a idade certa para dar um animal de estimação para o filho?

Confira nesse post a idade correta para dar um animal de estimação para seu filho, saiba as vantagens clicando aqui e tire suas dúvidas.

Crianças e animais de estimação é um combo perfeito para a fofura e muita diversão em casa. Sabendo disso, muitos pais acabam juntando os dois e assim atribuindo a uma família feliz.

Os pais pensam muito antes de dar um animal de estimação para o filho, devido a grande responsabilidade de cuidar do animal. Cães e gatos e outros pets apesar da fofura são seres vivos que precisam de cuidados, então é importante salientar os cuidados básicos sobre eles.

Com isso, a dúvida de qual idade ideal para dar um pet ao filho é algo recorrente. Sendo assim, separamos esse artigo para tentar sanar essa dúvida.

Idade ideal para ter um pet

Primeiro de tudo, é importante que a criança tenha já uma coordenação motora para interagir, por volta de 5 anos de idade.

Porém, isso não quer dizer que a criança está apta para cuidar de um pet, se caso a família optar por presentear o animal para criança, deve haver um monitoramento de ambas as partes.

Estudos mostram que a idade ideal para uma criança ter um animal de estimação é quando ela começar a saber e entender sobre responsabilidade, isso acontecerá por volta de 8 a 10 anos.

Cuidados para a chegada do pet

Depois de resolver sobre a idade certa para presentear a criança com um pet, é importante se preparar para a chegada do animal.

É importante saber que o pet vai fazer parte por um bom tempo na vida, cerca de 13 a 18 anos, da família e com isso cuidados importantes devem ser colocados em prática.

É importante lembrar que o animal pode causar reação alérgica à criança, então é bom saber com um médico sobre quais seriam as alergias e como remediá-las.

A chegada de um pet pode mudar totalmente a rotina da família. O animal também tem personalidade, e a família tem que se ajustar às condições do animal.

Vantagens de um pet para a criança

A presença de um animal na vida da criança pode contribuir com o desenvolvimento dela, principalmente social.

Além disso, a criança é apresentada desde cedo como é ser responsável e cuidadosa com o próximo e assim contribuindo com o desenvolvimento pessoal.

Estudos mostram que a ansiedade e estresse podem diminuir com a presença de animais. Além disso, pode colaborar com a imunidade da criança.

É importante ressaltar que todos os animais precisam conviver e viver em condições favoráveis para a sua vida.

Não adote ou compre um animal sabendo que não há condições de dar uma vida saudável para o pet. Seja consciente!

Então, agora que você sabe um pouco mais sobre animal de estimação para o filho. Encaminhe esse artigo para aquele seu amigo que também tem essa dúvida.

Gostou do post? Quer saber mais? Confira: Cachorros miniaturas: Conheça as raças de cães pequenos e suas características

você pode gostar também

Comentários estão fechados.