Saiba o que seu gosto musical diz sobre sua personalidade
Estudo revela que existem cinco diferentes personalidades com base no gênero musical mais escutado.
A música tem o poder de unir pessoas, animar ambientes e até mudar o humor. Elas nos remetem à lembranças e promovem o autoconhecimento, já que há letras que descrevem exatamente o que estamos vivendo ou sentindo. De maneira geral, muitas das coisas que gostamos, tem relação com a nossa personalidade, inclusive a música. Sendo assim, para saber qual a relação do gosto musical com a personalidade, acompanhe a leitura deste artigo.
Leia mais: Escutar música no volume baixo pode ajudar a aliviar dores
Estudo revela que o gosto musical fala sobre personalidade
De acordo com um estudo realizado por psicólogos, seu tipo de personalidade afeta diretamente seu gosto musical e vice-versa. A Universidade de Cambridge e a Universidade Bar-Ilan criaram uma pesquisa online para descobrir detalhes das preferências musicais e personalidades de mais de 285.000 pessoas em 53 países.
Além disso, também existia um site que observou um total de 71.000 visitantes de 34 países avaliarem clipes de música de vários gêneros. Então esse foi um estudo muito grande em que foi possível tirar algumas conclusões.
Conclusões tiradas com o estudo
Com base nessas pesquisas, foi possível extrair cinco diferentes personalidades com base no gênero musical dessas pessoas. Confira a seguir.
- Inovadoras
As pessoas que são mais “abertas” e têm espírito criativo tendem a preferir músicas mais refinadas, que podem ser divididas em inspiradoras, complexas ou até mesmo dinâmicas. No entanto, quem pensa “fora da caixa” e é inovador tende a não se identificar com a música lenta e melancólica.
- Agradáveis
Pessoas mais felizes tendem a gostar de música calma. O estudo encontrou uma forte correlação entre ser uma pessoa simpática e gostar de música suave. Mas também são pessoas que amam todos os gêneros de música, sem nenhum gosto muito particular.
- Extrovertidos
Essas pessoas tendem a gostar de dança, vivacidade e música moderna. Pois são pessoas que se sentem à vontade para conversar com estranhos, ou só não acham difícil fazer perguntas e iniciar uma conversa com um grupo de pessoas (aleatórias ou não).
- Introvertidos
As pessoas mais contidas, pensativas e imaginativas preferem gêneros clássicos como a ópera, por exemplo. Isso porque, na maioria das vezes, o som desse tipo de música é mais contido e menos explosivo, levando a uma sensação de identificação com quem escuta.
- Neuróticas
Por outro lado, pessoas com alto neuroticismo são extremamente seletivas e geralmente têm dificuldade em gostar de qualquer tipo de música. Mas algumas delas gostam de “Smells Like Teen Spirit” e outras faixas do tipo grunge (rock alternativo).
Comentários estão fechados.