Qual a relação entre tipo sanguíneo e o risco de sofrer um derrame antes dos 60 anos?
O tipo sanguíneo se relaciona com a quantidade de elementos químicos encontrados nos glóbulos vermelhos.
Pesquisa publicada na revista científica Neurology estabelece uma relação entre o tipo sanguíneo de uma pessoa e o risco de derrame precoce. Entre os benefícios do estudo estão as novas formas de desenvolver medidas de prevenção de derrames em adultos até 59 anos.
Entenda o estudo
A caracterização dos tipos sanguíneos consiste na variedade de produtos químicos situados na superfície dos glóbulos vermelhos. Os mais comuns são os tipos A e B, que podem estar juntos, como no tipo AB, ou separados.
De acordo com a pesquisa, intitulada “Contribuição de variantes genéticas comuns para o risco de AVC isquêmico precoce”, após a comparação entre os diferentes tipos sanguíneos, chegou-se à conclusão de que pessoas com tipo sanguíneo A são mais propensas ao risco de derrame precoce antes dos 60 anos.
Por se tratar de um estudo genético, os pesquisadores descobriram uma relação explícita entre o gene para o subgrupo sanguíneo A1 e o risco de derrame precoce.
Ao todo, cerca de 48 estudos genéticos foram realizados, com a presença de aproximadamente 600 mil pessoas. Desse número, 17 mil pacientes foram diagnosticados com derrame precoce. A idade varia entre 18 a 59 anos.
Cientistas ainda não sabem o motivo do tipo sanguíneo A oferecer maior risco de derrame precoce
Depois de constatar que as pessoas com tipo sanguíneo A são mais propensas a sofrer com derrame precoce, os cientistas ainda não conseguiram descobrir o porquê do tipo sanguíneo A apresentar maior risco de derrame precoce.
Entre as suposições estão os fatores de coagulação sanguínea, como as plaquetas e as células responsáveis por revestir os vasos do sangue, ou outras proteínas circulantes, que possuem papel importante no sistema cardiovascular e da formação dos coágulos sanguíneos.
Segundo a pesquisa de Steven Kittner, da Universidade de Maryland, as pessoas com tipo sanguíneo A apresentam risco 16% maior de sofrer com derrame antes dos 60 anos, se comparado com as pessoas de outros tipos sanguíneos.
Comentários estão fechados.