Afinal, quais as diferenças entre um amor verdadeiro e uma paixão?

Se você não sabe se o que está sentindo é verdadeiro ou fruto de uma paixão, veja estes pontos! Eles podem esclarecer suas dúvidas.

É comum que fiquemos em dúvida, especialmente quando somos muito jovens, quanto a estarmos verdadeiramente apaixonados ou realmente amando. Você sabe o que é um e o que é outro? Sempre fantasiamos toda uma relação com a pessoa que é especial, mas isso não é tudo. Entenda a diferença entre amor e paixão de uma vez por todas.

Leia mais: Confira os benefícios de um amor saudável

Paixão e amor

Quando iniciamos um namoro, é complicado determinar se é estamos sentindo e vivendo o ápice da paixão ou se é aquele amor verdadeiro mesmo. Por que a dúvida? Porque há muitas semelhanças, mas uma real diferença.

Qual a diferença?

A paixão é presente naquele estágio inicial do relacionamento enquanto o amor é algo que leva um certo tempo para ser construído, logo tem que haver muita dedicação.

A paixão é algo irracional, focada especialmente no físico e nos bons momentos, então é algo consideravelmente superficial. Ela acontece de forma bem rápida, pois vem de uma linha ilusória. Com o tempo, conforme uma relação vai avançando, a distinção entre os dois sentimentos vai se tornando cada vez mais claro.

Quando o interesse dos dois é real, começam a surgir as perguntas mais pessoais, pois eles se interessam em conhecer os gostos um do outro, os interesses, objetivos, etc. Começam até a planejar uma vida a dois.

Pessoas apaixonadas não estão realmente interessadas em conhecer a fundo a outra pessoa, não de uma maneira mais profunda, pois o que elas já sabem ou conseguem ver é o suficiente para que curtam e se divirtam.

Fixação não é amor

A paixão tem data de validade, logo não é capaz de ser algo próspero. Não é como o amor, que é duradouro, maleável e adaptável às mudanças. O verdadeiro sempre tem potencial para enfrentar as dificuldades.

A paixão pode evoluir para o amor, mas para isso é preciso se desfazer daquelas ideias ilusórias que você construiu sobre o outro. Do contrário, vocês nunca passaram disso. Viveram na fantasia até que a realidade bata à porta.

Se uma das partes estiver em busca de uma relação mais séria enquanto a outra não está, este relacionamento não irá funcionar. Tem que haver interesse mútuo, até mesmo para ser algo somente casual. Ambos devem entrar em um consenso diante de uma situação dessa.

O amor requer carinho e dedicação de ambos os parceiros. O que é verdadeiro vê as demonstrações de afeto nos pequenos detalhes da convivência a dois. Isso é algo que uma pessoa somente apaixonada dificilmente irá notar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.