Qual é a árvore mais antiga de todas? Ciência já tem a resposta
Dados foram divulgados na Enciclopédia da Vida e geram muita curiosidade; a planta mais antiga está 'escondida'.
A dendrocronologia é a ciência que estuda a origem das árvores. Os profissionais que atuam na área ficam encarregados por descobrirem quantos anos de vida têm determinadas plantas, já que muitas são antigas.
Mas qual seria a árvore mais velha do mundo? Um estudo feito pelo EOL (sigla em inglês para Enciclopédia da Vida) aponta que um pinheiro, batizado de Prometheus, se consolidou como a espécie mais antiga do planeta.
Ainda de acordo com a enciclopédia, a árvore viveu cerca de 5000 anos e ficava no estado de Nevada, nos Estados Unidos. No dia 6 de agosto de 1964, os cientistas a cortaram para estudar de forma aprofundada.
Árvore mais antiga fica ‘escondida’ por proteção
Após a derrubada de Prometheus, os cientistas elegeram uma segunda árvore para ser a mais velha do mundo, trata-se de outro pinheiro, no estado de Nevada.
Essa foi batizada de Matuzalém e tem cerca de 4.853 anos, de acordo com os cálculos dos pesquisadores.
Contudo, eles não divulgam o local exato onde a árvore se encontra, justamente para garantir-lhe mais proteção e evitar os olhares curiosos.
De acordo com artigo publicado na revista National Geographic, a árvore mais antiga do mundo já dava frutos antes da construção das pirâmides de Gizé, no Egito. Logo, é considerada uma preciosidade para a humanidade.
Chile também tem árvore bem antiga
Outra árvore entre as mais antigas do mundo está no Chile. O cipreste-da-Patagônia, como o próprio nome sugere, está na região da Patagônia chilena, em uma região fria.
A planta fica no Parque Nacional Alerce Costero, no Chile e tem o apelido de ‘Grand Abuelo (Grande Avô, em espanhol).
Com pouco mais de 60 metros de altura, sua idade ultrapassa os 3.000 anos, embora a data exata ainda seja alvo de discussão entre os cientistas.
Inclusive, o biólogo Charles Darwin, famoso pela Teoria da Evolução das Espécies, já havia notado a planta durante sua passagem pelas Américas.
Entre os séculos 19 e 20, muitas dessas árvores mais antigas do mundo foram derrubadas por madeireiros e se tornaram mais raras.
Comentários estão fechados.